Medicina ABC pesquisa ex-alunos e busca aproximação com mercado de trabalho

Publicado em: 03/05/2013

Visando a qualificação como Centro Universitário, Faculdade já contatou 50% dos mais de 1.000 alunos formados nos últimos 6 anos
Em busca de informações que auxiliem o processo de gestão acadêmica e a atualização constante do currículo dos cursos de graduação, está em andamento na Faculdade de Medicina do ABC a “Pesquisa de Egressos”, pela qual serão contatados para entrevista 1.056 alunos formados pela instituição nos últimos 6 anos. A partir dos resultados será possível traçar novas estratégias de aproximação com o mercado de trabalho, além de estabelecer bases para um Programa de Egressos, cuja finalidade será manter relação permanente e institucionalizada com os profissionais oriundos da FMABC.

A iniciativa pioneira do Núcleo Gestor já conseguiu levantar todos os egressos dos últimos 6 anos em 6 cursos distintos: Medicina (2007-2012), Enfermagem (2008-2012), Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (todos entre 2009-2012). “Realizamos trabalho de sensibilização com os egressos durante um mês, ligando para cada um, confirmando dados e informando sobre a pesquisa”, detalha o diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, que explica: “Todo o processo foi pensado levando em conta que a FMABC é admitida e se ajusta às exigências regulatórias do Sistema Federal de Educação. Por essa razão, os resultados da pesquisa terão grande utilidade no objetivo futuro da instituição em alçar condição de Centro Universitário”.

Até o momento, dos 1.056 egressos no foco do trabalho, 530 já foram contatados com sucesso. A partir da sensibilização por telefone e atualização cadastral, os ex-alunos recebem por e-mail questionário específico com o objeto da pesquisa.

Trabalho contínuo

O embrião da Pesquisa de Egressos da FMABC surgiu a partir de conjunto de ações iniciadas em abril de 2012. “Dentro do processo, realizamos ano passado amplo seminário docente, quando vários aspectos foram levantados – um deles exatamente a necessidade de aproximar ainda mais o mercado de saúde do Grande ABC do currículo dos cursos oferecidos pela Faculdade de Medicina do ABC”, recorda Dr. Adilson Casemiro Pires, que acrescenta: “No cumprimento dessa diretriz, ficou evidente a ausência de informações críveis acerca dos egressos e suas relações com o mercado de trabalho”.

Antes de chegar à pesquisa, o Núcleo Gestor da FMABC realizou diversas reuniões objetivando a elaboração de Programa de Egressos. A iniciativa visa a contrapartida junto aos ex-alunos, aproximando a faculdade desse público e estreitando laços a partir da realização de ações direcionadas.