Medicina ABC promove 2º Simpósio Brasileiro de Oftalmologia Integrativa

Publicado em: 12/11/2020

Ao todo, simpósio teve 392 participantes on-line 

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, promoveu dia 31 de outubro o 2º Simpósio Brasileiro de Oftalmologia Integrativa. Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi transmitido virtualmente. Ao todo, 392 participaram on-line do simpósio, que é organizado pela Liga Acadêmica de Medicina Integrativa com apoio da disciplina de Oftalmologia. Foram convidados 34 importantes especialistas da área, entre palestrantes, apresentadores e discutidores de casos clínicos. Pioneira no Brasil, a área de Oftalmologia Integrativa é uma iniciativa ligada à disciplina de Oftalmologia da FMABC.

O objetivo do evento foi prevenir e aprimorar os tratamentos em conjunto com novas terapias, com foco integrado entre ciência, tecnologia e humanização na relação médico/paciente. O simpósio trouxe para a especialidade conhecimentos de outras áreas da Medicina e abordou aspectos clínicos e suas conexões com os olhos, enfatizando áreas básicas como bioquímica, fisiologia, farmacologia e suas relações com as doenças oftalmológicas.

Participaram do evento o vice-reitor do Centro Universitário, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, o chefe da disciplina de Oftalmologia, Dr. Vagner Loduca, o coordenador da disciplina eletiva de Medicina Integrativa da FMABC e presidente do simpósio, Dr. Renato Leça, além dos docentes Maria Aparecida Pinhal, Juliana Mora, Alexandre Manetta, Edmundo Martinelli e Victor Cvintal. Já a Liga Acadêmica de Medicina Integrativa foi representada pelas alunas Amanda Delfino Braccini, Gabriela Polvani Crotti, Laura Machuga de Almeida e Natalia Pardo.

“Nos trouxe grande satisfação organizar mais uma vez este simpósio, desta vez ainda melhor do que a primeira edição. A área de Oftalmologia Integrativa tem tido destaque na nossa faculdade, dado o pioneirismo de suas iniciativas, além das pesquisas premiadas em congressos internacionais. Observamos que é uma área de grande crescimento e interesse de nossos colegas, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, disse Dr. Renato Leça.

Desta vez, os temas debatidos foram: terapia neural; efeitos de drogas e tratamentos sistêmicos sobre os olhos; verdades sobre ozonioterapia; antioxidantes na Oftalmologia; vitamina D e ceratocone; abordagem ortomolecular para desenvolvimento de colírios, entre outros assuntos.