Medicina ABC retoma atendimento a servidores públicos do IAMSPE

Publicado em: 12/09/2014

Novo contrato integra plano de expansão do Ambulatório Médico de Especialidades, que planeja dobrar atendimentos a convênios médicos

atendimento_iamspeA Faculdade de Medicina do ABC acaba de acertar novo contrato para atendimento aos servidores públicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Iniciada em 2003, a parceria contempla assistência no Ambulatório Médico de Especialidades da FMABC e estava paralisada desde meados de maio de 2013. O novo acordo integra plano de expansão do ambulatório, que planeja dobrar os atendimentos no campo de convênios médicos até o final deste ano.

Além do IAMSPE, hoje a área de convênios atende a outros 15 planos de saúde. Estão disponíveis no Ambulatório consultas nas áreas de Clínica Médica, Pneumologia, Dermatologia, Oftalmologia, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia. No campo dos exames, os usuários contam com laboratórios de Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Radiologia, Prova de Função Pulmonar e Ergoespirometria, além de ultrassonografia com doppler e ampla gama de exames cardiológicos – entre os quais MAPA, Holter, Eletrocardiograma, Teste Ergométrico e Ecocardiograma. Já no Instituto de Olhos estão disponíveis mapeamento de retina, tonometria, gonioscopia e fundoscopia, entre outros.

“Pretendemos dobrar os atendimentos a convênios até o final deste ano. Reestruturamos todo o atendimento no setor, com horários diferenciados, recepção e consultórios próprios, a fim de facilitar o acesso aos pacientes e não comprometer o atendimento tradicional realizado via SUS”, descreve o gerente do Ambulatório, Márcio Nunes Emidio, que considera a parceria com o IAMSPE o pontapé inicial para esse crescimento: “Até o ano passado, cerca de 80% dos atendimentos a convênios médicos ocorriam pelo IAMSPE. Os servidores do Instituto conhecem bem a faculdade e são usuários fieis. Estamos muito satisfeitos em retomar essa parceria, que certamente contribuirá para alavancarmos a área de convênios da instituição”.

O Ambulatório Médico de Especialidade da FMABC realizou em 2013 mais de 133 mil consultas, 188 mil exames e 7,2 mil cirurgias via Sistema Único de Saúde. Já para planos de saúde, os atendimentos giram em torno de 500 pacientes mensais – ou seja, 6 mil ao ano.

 

Incremento de peso

Hoje a receita do Ambulatório é praticamente toda proveniente dos atendimentos destinados ao Sistema Único de Saúde. “A produção ambulatorial média é de 95% SUS e somente 5% para planos de saúde privados”, calcula o coordenador administrativo de convênios do Ambulatório da FMABC, Luiz Antonio da Silva, que completa: “Boa parte da população ainda desconhece que a Medicina ABC atende convênios. Temos muito know-how nos serviços prestados ao setor público e, por essa razão, somos bastante reconhecidos nessa área do trabalho”.

Além do IAMSPE, o setor de convênios médicos da FMABC atende às operadoras Amil, Blue Life, Dix Amico, Economus, Gama Saúde, Lincx, Medial Saúde, Medical Health, Notre Dame, Prevent Sênior, Proasa Adventista, Tempo Saúde, Clinesp, Sinasa Club Card e Unihosp. A marcação de consultas pode ser feita pelos telefones (11) 4993-5430 e 4993-7215 ou diretamente na recepção de convênios da FMABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André).