Medicina ABC retoma atendimentos no PS de Oftalmologia de São Bernardo

Publicado em: 22/07/2016

A disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC retoma nesta sexta-feira (22 de julho) parceria com a Secretaria de Saúde de São Bernardo para realização de serviços assistenciais no Pronto-Socorro de Oftalmologia, que funciona integrado ao Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) do município. Trata-se de serviço criado em 1995 pela própria OftalmoABC, que comandou as atividades até meados de 2010.

Instalado no HPSC, serviço foi criado em 1995 pela própria disciplina de Oftalmologia da FMABC, que comandou as atividades até meados de 2010

Instalado no HPSC, serviço foi criado em 1995 pela própria disciplina de Oftalmologia da FMABC, que comandou as atividades até meados de 2010

Os atendimentos com a equipe da faculdade começam à 0h00 da sexta-feira. “O início dos trabalhos em São Bernardo marca posicionamento importante da disciplina de Oftalmologia na região. É um serviço fundamental, com grande volume de atendimentos e que foi idealizado pela faculdade. Será ótimo poder retomar as atividades”, considera o chefe da disciplina de Oftalmologia da Medicina ABC, Dr. Vagner Loduca Lima, que detalha: “Fomos procurados pela Secretaria de Saúde, através da Fundação do ABC. A preocupação do município com as questões de saúde e a busca por melhorias constantes na assistência à população estão alinhadas com os objetivos da OftalmoABC e essa parceria certamente trará grandes benefícios aos usuários do PS”.

A disciplina de Oftalmologia destacará sempre dois profissionais para o período diurno e um para o noturno, em plantão permanente de 24 horas, 7 dias por semana. A estimativa é de que o PS de Oftalmologia receba entre 100 e 150 pacientes diariamente. Os principais problemas que levam a população a buscar pronto atendimento na especialidade são conjuntivite, inflamação e irritação nos olhos. Além disso, também são recebidos casos de urgência e emergência, geralmente causados por traumas, acidentes domésticos ou automobilísticos.

DEMANDA ELEVADA

Inaugurado em 1973, o Hospital e Pronto-Socorro Central é o estabelecimento da rede municipal de Saúde que recebe a maior demanda de pacientes, cerca de 900 pessoas diariamente. Funciona 24 horas por dia e é dedicado às urgências e emergências traumáticas e clínicas. No equipamento são realizados exames de análises clínicas e imagem e pequenos procedimentos cirúrgicos, além de consultas de urgência nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia, Pediatria, Odontologia e Oftalmologia. O hospital fica na Rua Secondo Modolin, 449, no Centro.