FMABC sedia primeira edição do “Fórum Perinatal do Grande ABC”

Publicado em: 08/06/2016

A Faculdade de Medicina do ABC foi palco em 7 de junho da primeira edição do “Fórum Perinatal do Grande ABC”. O evento das 8h30 às 14h30 teve lugar no Anfiteatro David Uip, no campus universitário em Santo André. A iniciativa buscou estabelecer espaço permanente e coletivo junto a instituições públicas e privadas, conselhos profissionais e de saúde, movimentos sociais e sociedade civil, com intuito de discutir, deliberar e organizar políticas de atenção à saúde que assegurem às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, gravidez e ao parto humanizado, e às crianças o direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável.

Mesa de abertura contou Maria de Fátima Sanchez, Rosangela Filipini, Homero Nepomuceno Duarte e Maria Teresa Rossetti Massari

Mesa de abertura contou com Maria de Fátima Sanchez, Rosangela Filipini, Homero Nepomuceno Duarte e Maria Teresa Rossetti Massari

Sob o tema central “Saúde Perinatal no ABC – Desafios e possibilidades”, o fórum foi realizado por meio de parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo / Departamento Regional de Saúde I – Grande São Paulo (DRS-I), secretarias municipais de Saúde de Santo André, São Bernardo e São Caetano, além do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH Regional), Faculdade de Medicina do ABC e Fundação do ABC.

A mesa de abertura contou com participação do secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, da apoiadora do Ministério da Saúde, Dra. Maria Teresa Rossetti Massari, da coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC, Rosangela Filipini, além de Maria de Fátima Sanchez, que representou a diretora técnica do DRS-I, Dra. Vânia Azevedo Tardelli.

“Nossa responsabilidade é muito grande, pois ainda temos o desafio da assistência materno-infantil a vencer. Quem atua na área de saúde pública sabe que precisamos investir em prevenção, mas sem deixar de investir na assistência. Precisamos rever o tamanho de nosso sistema de saúde para conseguirmos mais assistência, mais acesso, mais qualidade. Todos queremos isso e precisamos rever o tamanho do SUS (Sistema Único de Saúde). O fórum é um espaço importante para todas essas discussões”, avaliou o secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte.

Entre os tópicos debatidos no encontro constaram “Boas práticas”, “Doulas”, “Centro de Parto Normal”, “Casa da Gestante”, “Rede de Apoio Social e Afetiva”, “Regionalização da Atenção ao Pré-natal e Obstétrica – Olhar do Gestor e do Usuário”, “Sífilis” e “Prematuridade”. Participaram docentes e alunos da Faculdade de Medicina do ABC, além de representantes das secretarias de Saúde do Grande ABC, DRS-I Grande São Paulo, Ministério da Saúde, Hospital Municipal Universitário de São Bernardo (HMU-SBC), Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein de Santo André, Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Caetano do Sul, entre outros convidados.