Medicina ABC tem novos “Professores Eméritos”

Publicado em: 16/05/2014

A Faculdade de Medicina do ABC organizou em 5 de maio cerimônia para entrega do título de “Professor Emérito” a dois docentes que marcaram a história da instituição: Dr. Milton Borrelli, professor titular de Urologia e diretor da FMABC por dois mandatos, e Dra. Maria Belén Salazar Posso, coordenadora do curso de Enfermagem desde a primeira turma. O evento teve lugar no anfiteatro do Centro de Pesquisas CEPES e contou com prestigio de diversas autoridades, entre as quais o diretor e o vice da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires e Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, a coordenadora do curso de Enfermagem, Rosangela Filipini, o coordenador de Pós-Graduação, Dr. Caio Parente Barbosa, e o professor titular de Urologia, Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo.

Dr. Adilson Casemiro Pires deu início à cerimônia agradecendo aos novos eméritos pela grande colaboração com a faculdade. “Conhecemos duas histórias da FMABC: a história antes do professor Borrelli assumir a Diretoria e a história do que foi feito depois. Ele, com sua dedicação e amor pela instituição, deu alicerce à faculdade. Somos o que somos hoje graças a ele”, garantiu o atual diretor, ao considerar Dr. Borrelli um “visionário” por integrar a equipe que colocou em 2001 a FMABC dentro do Hospital Estadual Mário Covas, hoje hospital-escola da instituição. “Nossa imensa gratidão também à professora Belén, que deu rumo ao curso de Enfermagem com sua sabedoria e dedicação”.

Dr. Caio Parente Barbosa também prestou homenagens aos eméritos: “Pessoas como essas fazem com que o Brasil deixe de ficar deitado em berço esplêndido. Fizeram com que a FMABC se levantasse e caminhasse até aqui. É um título muito merecido”, comentou.

Após a homenagem e a entrega do diploma, Dra. Maria Belén, emocionada, agradeceu: “Levarei essa homenagem em meu coração, porque minha profissão é um dos bens mais preciosos para mim. Agradeço aos alunos que têm honrado o nome da FMABC dentro e fora do campus, aos meus colegas professores e ao Dr. Adilson por apoiar incondicionalmente o curso de Enfermagem”, acrescentou.

Já o Dr. Milton Borrelli ressaltou a importância do trabalho em equipe ao agradecer a homenagem: “Tem um ditado que diz que um galo só não faz madrugada. E é verdade. Todos fizeram parte da grandeza desta instituição”.

 

 

Dra. Maria Belén Salazar Posso

Coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC desde a abertura da graduação em 1999 até o completar de uma década, Dra. Maria Belén Salazar Posso aposentou-se em 2009 deixando legado de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares, assim como eventos, cursos de pós-graduação e um Centro de Estudos que leva seu nome.

Graças ao trabalho da docente, o curso de Enfermagem coleciona altos conceitos nas avaliações do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e foi pioneiro no Brasil ao integrar o programa Pró-Saúde do Ministério da Saúde – até então exclusivo para cursos de Medicina.

Dra. Maria Belén é graduada, mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional enfatizou a Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, tema sobre o qual escreveu um livro. Em 2012, ao lado da professora Loide Corina Chaves, Dra. Belén também lançou o livro “Avaliação Física em Enfermagem”. Outra grande paixão da docente é o Carnaval. Desfila há muitos anos em escolas de samba para celebrar a maior festa popular do planeta.

 

 

Dr. Milton Borrelli

Considerado um dos mais importantes urologistas do país, Dr. Milton Borrelli é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1956), com especialização em Urologia pelo Associação Médica Brasileira (1963), doutorado em Urologia (1971), residência médica (1958) e livre-docência (1976) pela Universidade de São Paulo.

A carreira na Faculdade de Medicina do ABC mistura-se com a própria história da instituição. Iniciou como docente visitante em 1971 e foi professor titular de Urologia durante 30 anos, de 1978 a 2008. Assumiu diversos cargos ao longo dos anos, entre os quais a chefia do Departamento de Cirurgia, membro da Congregação Universitária, professor nos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e da disciplina de Comunicação e Expressão.

Além da brilhante carreira acadêmica, Dr. Milton Borrelli também marcou a história da FMABC ao assumir o posto mais elevado da instituição por dois mandatos. Foi diretor entre 1994 e 1998 e de 1998 a 2002. Até hoje é lembrado pela personalidade forte, competência administrativa, companheirismo e dinamismo que foram decisivos na reestruturação da faculdade e solidificação das bases, abrindo portas para o crescimento e desenvolvimento da instituição.

Assumiu a diretoria técnica do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André em 2002, logo após a inauguração da unidade, e permaneceu no cargo por aproximadamente uma década. Entre incontáveis realizações no período, foi o grande responsável pela criação do Coral do HEMC e da Orquestra de Cordas. Em 2007 lançou o livro “Histórias…” e, em 2010, publicou “Comunicação & Linguagem em Saúde” junto com a professora Fabiana Vieira Zocante.