Medicina ABC tem recorde de inscritos no programa de residência médica

Publicado em: 09/01/2018

Ao todo, mais de 3 mil recém-formados tentaram vaga em 49 especialidades

 

Dr. Adriano Meneghini, coordenador geral da Comissão de Residência Médica (COREME) da FMABC, e equipe administrativa, Karine Costa e Felipe Juanilla

A Faculdade de Medicina do ABC acaba de conquistar um feito histórico no alto de seus 49 anos de existência. O programa de residência médica da instituição, modalidade de ensino de pós-graduação destinada a estudantes formados em Medicina, recebeu 3.026 inscritos para 2018, praticamente o dobro da média registrada nas edições anteriores. Atualmente a FMABC tem 49 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que classifica a Residência Médica da FMABC como a oitava melhor do Estado.

Os mais de 3 mil médicos inscritos disputaram 197 vagas de acesso em prova realizada dia 7 de janeiro. As especialidades com maior número de inscritos foram oftalmologia, cirurgia geral e clínica médica. A alta na procura é compatível com o nível de excelência no ensino, conduzido por mais de 200 médicos preceptores, doutores e mestres, responsáveis por supervisionar o trabalho dos residentes. Apenas o programa cumprido integralmente confere ao residente o título de especialista.

Para o coordenador geral da Comissão de Residência Médica (COREME) da FMABC, Dr. Adriano Meneghini, os próprios alunos são os maiores propagadores da qualidade do programa. “Antigamente, 90% dos residentes eram ex-alunos nossos. Hoje, metade vem de outras faculdades ou regiões. Está bem parelho. Sabemos que eles conversam entre si e isso impacta na procura. Nos últimos cinco anos notamos uma onda progressiva de residentes vindos de outras cidades e estados. Seguramente, é nosso maior e melhor divulgador”.

SERVIÇO DE EXCELÊNCIA

O rigor da COREME com o desenvolvimento profissional e científico do médico residente é outro fator determinante para o crescimento do programa. O trabalho de preceptoria passa por constantes atualizações e melhorias, todas de acordo com diretrizes preconizadas pelo Ministério da Educação. “O residente jamais deve ficar desassistido ou atender os pacientes sozinho. Aumentamos bastante a fiscalização quanto a isso. É a condição para um serviço se credenciar como sítio de estágio da residência médica. Além disso, participamos de todos os órgãos de controle e gestão de residência. É um trabalho de ‘formiguinha’, demorado, mas que tem trazido importante visibilidade para a instituição”.

Atualmente, os 437 médicos residentes da FMABC atendem nos ambulatórios especializados da faculdade e em diversos hospitais vinculados à Fundação do ABC, como em Santo André, no Hospital Estadual Mário Covas, Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher, e em São Bernardo, no Hospital de Clínicas Municipal, Pronto-Socorro Central e Hospital Municipal Universitário (HMU), entre outros.