Medicina ABC terá eventos sobre “Doenças Respiratórias Crônicas na Atenção Primária”

Publicado em: 26/06/2015

A Faculdade de Medicina do ABC será palco dias 29 e 30 de junho do “II Seminário de Doenças Respiratórias Crônicas na Atenção Primária da Região Metropolitana de São Paulo” e do “I Curso Teórico e Prático de Atenção Multiprofissional em Doenças Respiratórias Crônicas na Atenção Primária – Asma / DPOC / Rinite”. Os eventos estarão sob responsabilidade da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Associação ProAr/GINA, Grupo de Doenças Respiratórias da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (GRESP) e da própria FMABC. Nos dois dias, as atividades ocorrerão das 8h às 18h, no Anfiteatro David Uip (Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André/SP).

O seminário ocorrerá dia 29 e contará com palestras, mesas temáticas e debates sobre temas diversos, entre os quais “Diretrizes das condições crônicas – linha do cuidado das doenças respiratórias crônicas: uma necessidade?”, “Panorama das doenças respiratórias crônicas (DRC) na América Latina”, “Panorama das DRC no mundo”, “Atendimento multiprofissional ajuda a controlar a asma”, “Atenção integrada nas doenças respiratórias”, “RespiraNet – Telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas” e “Propostas de ação para implementação da Atenção Primária à Saúde (APS) em doenças respiratórias crônicas”.

Também haverá palestra internacional sobre o “Programa Nacional de Doenças Respiratórias de Portugal e o papel da Atenção Primária na prevenção e controle das doenças”, sob responsabilidade de Jaime de Souza, professor associado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, em Portugal.

CURSO TEÓRICO E PRÁTICO

No dia 30 será a vez do “I Curso Teórico e Prático de Atenção Multiprofissional em Doenças Respiratórias Crônicas na Atenção Primária – Asma / DPOC / Rinite”. Trata-se de capacitação destinada às equipes multiprofissionais compostas por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e educadores físicos, com objetivo de qualificar esses profissionais à abordagem integral do paciente com asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e rinite.

Entre os temas que abordados pela manhã estarão: “Doenças respiratórias crônicas: os exemplos da asma e da DPOC”, “ASMA: reconhecendo exacerbações, manejo e encaminhamento”, “DPOC: reconhecendo exacerbações, manejo e encaminhamento”, e “Educação em saúde”.

No período da tarde serão realizadas discussões de casos e simulações práticas de atendimentos em casos de asma não diagnosticada e encaminhamento na Atenção Primária à Saúde; asma grave e encaminhamento a serviço especializado; exacerbação da asma em ambiente não hospitalar; manejo da DPOC (estável e instável); e educação em comunidade: doenças respiratórias crônicas e tabagismo.

Oficinas de dispositivos inalatórios e para construção de espaçadores artesanais também serão contempladas no curso.