Medicina ABC treina equipes de limpeza do Colégio Singular para prevenção à Covid-19

Publicado em: 19/11/2020

Treinamento foi ministrado pela enfermeira da FMABC, Flaviane Kesia Rodrigues

A enfermeira do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Flaviane Kesia Rodrigues, promoveu treinamento para profissionais da área de Higienização do Colégio Singular, rede de ensino com unidades em Santo André, São Bernardo e São Caetano. O curso de boas práticas de higiene e desinfecção para combate à Covid-19, ministrado entre outubro e novembro, é uma das etapas do alinhamento dos novos protocolos de segurança, definidos após parceria firmada com o Departamento de Infectologia da FMABC.

O trabalho vai muito além da adoção de medidas de limpeza e higienização. O amplo programa de acompanhamento prevê visitas aos prédios para análise de necessidades, adequação dos espaços, criação de normas e procedimentos, prevenção de contaminação, treinamento das equipes administrativas e pedagógicas, orientações para os alunos, protocolos de higienização e verificação das medidas adotadas.

De acordo com a médica Eloisa Siqueira Ayub, coordenadora do projeto, o Colégio Singular é a única rede de ensino da região que firmou parceria com a FMABC, considerado um passo importante para conter o avanço da doença e prevenir a saúde e segurança de funcionários e alunos. Será necessário cumprir diversos protocolos de segurança, cuja aplicabilidade precisa ser conduzida com cautela, uma vez que envolve desde a limpeza física até o processo de recepção das pessoas.

“Nossa equipe é formada por quatro médicos, sendo dois infectologistas e duas pediatras, uma delas infectopediatra, além de uma enfermeira. Esse grupo avaliou todas as unidades e após preparar um relatório com as necessidades específicas, elaborou uma cartilha completa com orientações para a equipe pedagógica, administrativa e as famílias. Os próximos passos serão reuniões e lives abertas para esclarecimento das dúvidas mais frequentes sobre a Covid-19 e como evitar a propagação da doença”, conclui Eloisa Siqueira Ayub.