Medicina do ABC celebra o Dia do Pediatra

Publicado em: 18/08/2017

Professores e convidados foram homenageados em encontro

Em comemoração ao Dia do Pediatra (27 de julho), o departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizou ato em homenagem aos profissionais no Anfiteatro David Uip, no campus universitário em Santo André. Estiveram presentes professores, alunos e médicos residentes. A abertura do evento foi feita pela Dra. Neusa Falbo Wandalsen, chefe do Departamento de Pediatria da FMABC.

A celebração ocorreu em 3 de agosto e contou com a palestra da Dra. Rosana Fiorini Puccini, que trouxe o tema “Ensino de Pediatria na Graduação – histórico e desafios do século XXI”. Rosana foi coordenadora-geral das Ações Estratégicas em Educação na Saúde do Ministério da Saúde e atualmente é diretora do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também é professora titular do Departamento de Pediatria.

Entre os desafios do ensino da Pediatria mencionados pela palestrante está a importância de estudantes e médicos residentes estarem atentos às alterações dos núcleos familiares nos quais as crianças estão inseridas. “As mudanças ocorreram muito rapidamente nos últimos 10, 20 anos. Devemos apresentar aos estudantes as novas formações familiares pertinentes ao século 21, como casais homoparentais, filhos de pais diferentes, entre outros contextos. O pediatra deve se desfazer de possíveis preconceitos e concepções pessoais em todas as situações. Atender a criança é atender a família inteira”, explicou.

A docente também defende a abordagem, durante a graduação, de temas contemporâneos que envolvem crianças e adolescentes, como novas enfermidades (como a microcefalia), distúrbios comportamentais, privacidade e redes sociais, erotização precoce, alimentação, agravamento da miopia por uso excessivo de computadores, entre outros temas.

Por fim, a profissional recebeu homenagem de toda a equipe de Pediatria da FMABC pela extensa e respeitada contribuição acadêmica e profissional ao país, particularmente na área da atenção básica à criança e ao adolescente. “Foi a reunião mais rica de comemoração da Pediatria que já promovemos. É uma honra para nosso departamento receber e homenagear tantos profissionais queridos e competentes”, disse Dra. Neusa.

HOMENAGENS

No evento, cujo foco era a atuação de pediatras na atenção básica, a segunda homenagem foi prestada para a Dra. Alice Lang Simões Santos. Atualmente pediatra da Prefeitura de Santo André, Dra. Alice foi presidente da Associação Paulista de Medicina e da Sociedade de Pediatria de São Paulo – Regional do ABC. É respeitada por docentes e preceptores do departamento também por sua gestão como superintendente da FAISA (Fundação de Assistência à Infância de Santo André).

O ex-professor do Departamento de Pediatria, Dr. Luiz Alberto da Silva, também recebeu menção das equipes por sua atuação como superintendente na FAISA. Por último, a pediatra infectologista Dra. Deborah Ascar Perez Requena, preceptora do Departamento de Pediatria da FMABC, recebeu a última homenagem do evento.