Médico David Uip receberá título de “Cidadão Honorário de Santo André”

Publicado em: 01/08/2014

Formado na segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC e hoje secretário de Estado da Saúde, o médico infectologista Dr. David Everson Uip será homenageado em 6 de agosto (quarta-feira) com o título de cidadão honorário de Santo André. A entrega da honraria está marcada para 10h, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho da Câmara Municipal andreense.

Médico, professor e gestor

Secretário de Estado da Saúde de São Paulo desde setembro de 2013, Dr. David Everson Uip é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC.

Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e desde 2002 coordena projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, onde ajuda a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.

Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com 134 anos de existência. À frente da instituição, firmou convênio com a Fundação Faculdade de Medicina, entidade de apoio à assistência, ensino e pesquisa que auxilia o Hospital das Clínicas da FMUSP, visando a agilizar reposição de recursos humanos e modernizar a gestão do hospital, mas manteve a unidade sob administração direta da Secretaria de Estado da Saúde.

Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas. Além disso, uma “filial” do instituto foi inaugurada no município do Guarujá – unidade hoje sob administração da Fundação do ABC.

Entre as primeiras medidas à frente da Secretaria de Saúde, Dr. David Uip transformou a maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, em hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC.