Médicos da Fundação do ABC lançam livro sobre ‘ultrassom-Doppler’

Publicado em: 19/10/2018

Altamente ilustrada, publicação traz códigos QR no final de capítulos,
que levam a vídeos e playlists sobre os assuntos em questão

 

Cirurgiões vasculares do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) – unidade gerenciada pela Fundação do ABC –, Dr. Robson Barbosa de Miranda e Dra. Viviane Augusto Pereira Couto acabam de lançar o livro “Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais”. Publicado pela Di Livros Editora e Livraria, a obra de 269 páginas é especializada em Ultrassom-Doppler e conta com diversos capítulos escritos por médicos do serviço de Ecografia Vascular com Doppler do HEMC, além de colaboradores de outras respeitadas instituições nacionais.

A linguagem utilizada remete às aulas de residência médica, com objetivo de divulgar ciência com naturalidade e transportar o leitor para dentro de uma sala de exames ou centro cirúrgico. “Acreditamos que a melhor forma de entender o ultrassom-Doppler é por meio de imagens. Por isso, o livro é ricamente ilustrado. Ao fim de alguns capítulos, acrescentamos também códigos QR que levam a vídeos e playlists de exames bem representativos sobre o assunto em questão. Os softwares para leitura desses códigos são gratuitos e amplamente disponíveis para smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Essa integração entre tecnologias permite maior interação entre os autores e os leitores”, considera o autor Dr. Robson Barbosa de Miranda, que é médico responsável pelo setor de Ecografia Vascular com Doppler do Hospital Estadual Mário Covas.

Entre os destaques, além dos capítulos tradicionais, há uma seção objetiva e ilustrada sobre o relacionamento entre o Doppler de carótidas e procedimentos cirúrgicos e endovasculares. “Consideramos que o ecografista precisa entender, de forma bem sucinta, como são realizados os procedimentos, bem como suas indicações, técnicas e protocolos de seguimento”, informa Miranda. Além disso, dois capítulos sobre Doppler transcraniano por imagem oferecem conhecimento sobre essa modalidade, cada vez mais importante dentro de hospitais terciários e na política sobre doação de órgãos.

“Essa é uma publicação destinada a todos aqueles que se dedicam ao diagnóstico e tratamento da doença cerebrovascular e foi muito bem recebida pelas comunidades de cirurgia vascular, radiológica e cardiológica. O livro foi idealizado e desenhado com base na experiência pessoal como ecografista vascular e, principalmente, como professor nessa área. Achamos importante discutir aspectos clínicos e cirúrgicos das condições abordadas, com base nas dúvidas de colegas não vasculares, especialmente radiologistas e cardiologistas que frequentam a residência médica e nossos cursos, sobre as doenças que estavam diagnosticando”, finaliza Dr. Robson Barbosa de Miranda.