Residentes e educadores da região participam de simpósio sobre aprendizagem

Publicado em: 30/08/2019

Iniciativa do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA)
da FMABC chegou à terceira edição neste 2019

 

O Núcleo Especializado em Aprendizagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC) organizou em 5 de julho a terceira edição do Simpósio Interno Interdisciplinar, cujo público alvo tradicionalmente são os médicos residentes em Neuropediatria. Neste ano, o evento trouxe como novidade a presença de profissionais de escolas da região do ABC, que puderam acompanhar um dia inteiro de palestras, debates e discussões acerca de temas relacionados às dificuldades escolares e de aprendizagem.

Entre os assuntos que pautaram o encontro, realizado no Anfiteatro Dr. David Uip, estiveram “Abordagem interdisciplinar”, “Triagem em Neuropediatria”, “Triagem em Neuroaprendizagem”, “Fonoaudiologia”, “Neuropsicologia”, “Psicologia” e “Psicopedagogia”.

“Neste ano realizamos o projeto piloto de trazer convidados externos para o simpósio, com objetivo de avaliar a receptividade dessas pessoas e verificar a viabilidade de ampliação do público para os próximos anos. O resultado foi excelente. Recebemos feedback da maioria dos participantes, todos extremamente satisfeitos com os conteúdos apresentados e o espaço para discussão”, revela a psicóloga, psicopedagoga e neuropsicóloga Alessandra Bernardes Caturani, coordenadora do NEA-FMABC.

Para a diretora escolar Luciana de Vitta, encontros como o da FMABC “são de suma importância para reforçar o compromisso de entender o aluno como parte de um sistema”. A educadora acrescenta: “A partir do momento em que a escola, a família e os profissionais compreendem as dificuldades e os esforços da criança, é mais fácil buscar os recursos para ajudá-la a superar os problemas e dificuldades no processo de aprendizagem”.

Já a orientadora educacional Rosana Suleiman Rett destacou a importância de conhecer o trabalho que é feito com os alunos encaminhados para avaliação. “Conhecer a equipe do NEA, tão comprometida, nos faz ter a certeza de que os estudantes serão cuidados com afeto e vistos na sua individualidade”.

Membro da equipe de educação inclusiva de uma escola privada no ABC, Patricia do Nascimento Carvalho avaliou o simpósio como “uma oportunidade ímpar”, que “fez refletir em quantos diagnósticos são precipitados e quantas oportunidades temos de auxiliar os nossos alunos com autonomia, de acordo com suas possibilidades”.

Coordenadora pedagógica, Ângela Maria Teixeira Baraçal considerou: “Foi um encontro grandioso, ao qual nós, enquanto escola, teremos um enorme retorno. Cada vez que eu recebia um relatório de avaliação interdisciplinar, sempre observava um trabalho em grupo gigantesco. Ao participar do encontro, descobri detalhes nem imaginados. Saber que existe um grupo tão minucioso ao cuidar do ser humano me faz acreditar em um trabalho de apoio, dedicação e amor”.

Katia Rincón Vendramini acrescentou: “Sou coordenadora pedagógica há 12 anos e esta foi a primeira vez que participei de um simpósio como este. O foco foi um ‘conhecer para entender’ a criança e os jovens na avaliação interdisciplinar. Gratidão eterna pela disponibilidade e oportunidade de participar de um encontro repleto de profissionais competentes e comprometidas. Hoje meu olhar e compreensão mudaram para melhor”.