Meta de Santo André é elevar para 85% a cobertura do ‘Programa de Saúde da Família’ até 2020

Publicado em: 08/06/2017

Anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Serra, durante encontro com agentes de saúde na sede da Fundação do ABC. Hoje a cobertura é de 25%

 

O prefeito Paulo Serra anunciou em 8 de junho que Santo André se impôs como meta ampliar o Programa de Saúde da Família (PSF) dos atuais 25% de cobertura para 85% até 2020. Hoje o município do ABC Paulista conta com 296 agentes comunitários de saúde (ACSs).

Paulo Serra na abertura do “Primeiro Encontro de Interação com os ACSs de Santo André”, realizado em parceria com a Fundação do ABC

“Estamos realizando um grande esforço para colocar a casa em ordem. A saúde, sem dúvida, está entre as principais demandas, expectativas e desejos da população. Temos uma meta ousada e vamos ampliar de 25% para 85% a cobertura do PSF em Santo André nesses quatro anos de mandato”, assegurou Paulo Serra durante a abertura do “Primeiro Encontro de Interação com os ACSs de Santo André”, realizado em parceria com a Fundação do ABC, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC.

Segundo o chefe do Executivo, além da ampliação do quadro de colaboradores, também será feito trabalho de valorização dos agentes comunitários. “Construir prédios é relativamente fácil. Difícil é o acolhimento, o material humano, e é isso que fará a qualidade da saúde melhorar em Santo André. Já estamos implantando melhorias para a categoria, como a entrega de novos uniformes, e discutimos atualmente questões salariais com o sindicato. Precisamos valorizar os agentes comunitários em nosso município, pois contamos com o trabalho e o empenho desses profissionais para que a saúde na cidade volte ao patamar de que nunca deveria ter saído”, destacou Serra.

METAS ANUAIS

Para aumentar em 60 pontos percentuais a cobertura do Programa de Saúde da Família no período de 4 anos, a Secretaria de Saúde de Santo André estabeleceu plano anual de metas. Até o final deste ano, a cobertura deve chegar a 35%. Em 2018, 50%, passando a 70% em 2019, e a 85% em 2020.

“Temos a intenção real e prioritária de fortalecer toda a Atenção Básica do município. A ampliação do PSF e a valorização dos agentes fazem parte desse processo. Não é admissível uma cidade como Santo André ter apenas 25% de cobertura em Saúde da Família. Chega a ser vergonhoso. O PSF é uma estratégia fundamental para a qualificação da Saúde Pública e vamos reverter esse quadro”, garantiu a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias.

ATUAÇÃO NA COMUNIDADE

Conforme definição do Ministério da Saúde, a Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). O agente comunitário de saúde é capacitado para reunir informações de saúde sobre a comunidade onde mora. É orientado pelo médico e enfermeira da unidade de saúde instalada no território e vai de casa em casa anotando as informações que podem ajudar a saúde da comunidade, além de realizar orientações sobre campanhas em andamento, programas de saúde e medidas de promoção à saúde e de prevenção de doenças.