Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres visita projeto da FMABC e Metodista em Paranapiacaba

Publicado em: 18/07/2014

Cerca de 20 alunos da Faculdade de Medicina do ABC e Universidade Metodista de São Paulo realizam durante todo o mês julho ações sociais voltadas à população de Paranapiacaba e Parque Andreense – regiões de áreas de mananciais de Santo André. O trabalho faz parte do projeto Gênero, Saúde e Meio Ambiente, que há cerca de um ano reúne estudantes da FMABC e UMESP em trabalhos sociais, ambientais e de saúde. Em novembro de 2013, a importância da iniciativa foi reconhecida pela Prefeitura de Santo André, que assinou termo de cooperação com as instituições de ensino. Desde então já foram oito visitas à localidade, com propostas que visam, principalmente, garantir o acesso de mulheres e jovens de bairros afastados às políticas públicas disponíveis em áreas centrais da cidade.

Elaborado pela Secretaria de Política para Mulheres, o “Gênero, Saúde e Meio Ambiente” busca a interlocução entre o Poder Público, universidades e a populações da área de manancial. A ideia é realizar levantamento das principais demandas nas áreas de vulnerabilidade social, a fim de propor soluções mais adequadas à realidade da população local. Diante das ações e da repercussão positiva do projeto, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, confirmou visita a Paranapiacaba na tarde do próximo sábado (14h30), 19 de julho, justamente para conhecer a equipe e ver de perto o trabalho desenvolvido com comunidade local.

De casa em casa

Neste julho, o grupo de alunos está realizando três ações. A primeira é o “Quem Bate Lá?”, que consiste em visitas domiciliares às famílias da região para traçar perfil populacional a partir de indicadores socioeconômicos e de saúde. No final de 2013, grupos de alunos, orientados por professores, aplicaram 300 questionários, que entre outros temas abordam “Violência doméstica e contra a mulher”, “Segurança pública”, “Educação”, Dependência química” e “Acesso aos serviços de saúde”. Todos os dados coletados já foram tabulados e no momento estão em fase de análise. “A pesquisa mostrará retrato fiel de quem vive nessa área de manancial. Por sugestão dos próprios alunos, assim que terminarmos a análise dos dados pretendemos realizar audiência pública e convidar autoridades municipais para apresentação dos resultados”, adianta a secretária de Política para Mulheres de Santo André e coordenadora da Comissão de Extensão da FMABC, professora Silmara Conchão.

A segunda ação em andamento agora em julho foi batizada “Promotora Legal de Cidadania”. A partir da iniciativa são ministradas aulas todas as tardes sobre legislação, saúde e direitos da mulher, a fim de capacitar líderes femininas na comunidade, que disseminem informações, defendam os direitos e o fim da violência contra mulher. Entre os assuntos em destaque estão “Saúde da mulher” e “Violência doméstica”, que serão abordados inclusive junto ao público masculino, em busca de orientação e maior conscientização.

Já o trabalho “Pense Bem” realiza visitas às escolas de Paranapiacaba e Parque Andreense, com objetivo de promover a prevenção de acidentes junto às crianças da região. O trabalho foi concebido sob orientação do professor de Neurologia da FMABC, Dr. Marco Prist Filho.

Festival de Inverno de Paranapiacaba

Nos finais de semana de julho, durante o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, a equipe do projeto Gênero, Saúde e Meio Ambiente desenvolverá campanhas de orientação e promoção à saúde e de combate à violência contra a mulher. Também haverá rodas de conversas com a população e os alunos poderão utilizar como ferramenta de apoio um ônibus lilás estacionado nas imediações, que integra o programa federal “Mulher, viver sem violência”.

Neste meio de ano, estão participando pela FMABC estudantes de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia. A Metodista envolve alunos de Biomedicina, Engenharia Ambiental, Odontologia e Biologia.