Ministro Marco Aurélio Mello entrega título de Professor Honoris Causa ao Dr. David Uip

Publicado em: 26/06/2017

Secretário de Estado da Saúde desde 2013, Uip é graduado em Medicina pela segunda turma da FMABC, de 1975

 

Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, o professor titular da Faculdade de Medicina do ABC e atual Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. David Everson Uip, recebeu neste mês o título de Professor Honoris Causa do Centro Universitário de Brasília, o UniCEUB. A homenagem em 13 de junho foi entregue pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

David Everson Uip (Crédito: Tereza Sá/Gerência de Comunicação e Eventos do UniCEUB)

“O prêmio pelos bons atos não requer requerimento, não tarda, não depende de outrem. O prêmio pelos bons atos está no implemento desses atos. Mas, nós somos humanos, e no caminhar da vida, em nossos setores de atuação, precisamos de estímulos. E é este estímulo que o corpo docente e o corpo discente do UniCEUB implementam neste momento, outorgando ao Dr. David Uip o título de Professor Honoris Causa do centro educacional exemplar, que é o UniCEUB”, destacou Mello.

Diante de plateia lotada de alunos dos cursos da Saúde, Uip também recebeu pelas mãos do pró-reitor administrativo e financeiro do UniCEUB, Gabriel Costa Mallab, placa com os dizeres: “Em agradecimento ao excelentíssimo doutor David Everson Uip, secretário de Saúde do Estado de São Paulo, por sua inestimável colaboração para a área de Saúde Coletiva Brasileira e por sua valiosa contribuição à formação acadêmica universitária”.

Dr. David Uip agradeceu a homenagem e as palavras do ministro Marco Aurélio Mello, de quem disse ser “um fã incondicional e de suas posições, inclusive na área de saúde”. Após a entrega do título, Uip comandou a conferência “Saúde Pública do Brasil: Passado, Presente e Futuro”, transmitida ao vivo pelo YouTube. “Eu sou gestor de Saúde. Trabalho com saúde pública há mais de 40 anos. A saúde pública do Brasil, seguramente, é uma das mais complexas. E tem um Sistema Único de Saúde, o SUS, que eu sou um defensor ferrenho, extremamente difícil de ser entendido”, afirmou o professor, que ao longo de uma hora de palestra também apresentou experiências exitosas desenvolvidas na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

VIDA DEDICADA À SAÚDE

Secretário estadual desde setembro de 2013, Dr. David Uip é graduado em Medicina pela segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC, em 1975, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC.

Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e em 2002 passou a coordenar projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, ajudando a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.

Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com quase 140 anos de existência. Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório, que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas.

Gabriel Costa Mallab, David Everson Uip e Marco Aurélio Mello (Crédito: Tereza Sá/Gerência de Comunicação e Eventos do UniCEUB)