Mudanças no Pronto-Socorro do Hospital Nardini

Publicado em: 28/06/2018

Santo André, 28 de junho de 2018

NOTA OFICIAL

Ref.: Pronto-Socorro do Hospital Nardini

A Fundação do ABC informa que realizou na manhã de hoje (28/06/2018) reunião de alinhamento com a Prefeitura de Mauá sobre o contrato de gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM). O encontro buscou atender à recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, que determinou a prorrogação contratual por 30 dias, definição de um novo plano de trabalho para o COSAM, com valores condizentes com a capacidade financeira do município, e um plano de pagamento para a dívida da Prefeitura com a FUABC.

Entre as decisões acordadas hoje está o realinhamento de finalidade do pronto-socorro referenciado do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, tendo em vista que, hoje, 73% dos atendimentos no PS do Nardini não são casos de urgência. Apesar do termo “referenciado”, a unidade funciona com estrutura de “porta aberta”, o que tem desalinhado o sistema municipal de urgência e emergência, com aumento da demanda no hospital e redução da procura nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

Por essa razão, ficou definido que, a partir de 02/07/2018, o pronto-socorro do Hospital Nardini atenderá somente casos de Urgência, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria e Ortopedia. Nos demais casos, a população deve procurar as UPAs da cidade.

É importante destacar que o PS não será fechado e que não haverá prejuízos à assistência da população. Afinal, essa dinâmica de atendimento não é nova. Pelo contrário: a assistência no PS do Nardini sempre funcionou nessa configuração. Somente em dezembro de 2017, quando o prefeito à época inaugurou a reforma do PS e rebatizou o local como “Centro de Atendimento de Emergência Referenciado do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini”, o espaço deixou de ser referenciado.

Desde então, muitos pacientes que procuravam as UPAs passaram a buscar diretamente o Nardini. Como consequência, o atendimento no PS do hospital cresceu 40% e a compra de insumos subiu 30%. São 50% mais exames de ultrassonografia e foi necessário dobrar o número de plantões médicos, a fim de absorver a demanda.

Conforme levantamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), 73% dos atendimentos no pronto-socorro do Hospital Nardini são classificados com risco azul (não urgente) ou verde (pouco urgente) – o que significa que são casos passíveis de resolução na Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, sem orientação para o eixo de urgência.