São Bernardo irá ofertar mais de 1.000 exames de ultrassom e mamografia

Publicado em: 09/08/2019

Programa Mulheres de Peito, em parceria com o Governo do Estado, realizará exames gratuitos para prevenção do Câncer de Mama; atendimentos ocorrem até 22 de agosto, na Vila São Pedro

 

O prefeito Orlando Morando e o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em mais uma ação importante para a Saúde, em especial às mulheres, a Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Governo do Estado, iniciou dia 6 de agosto a realização de exames gratuitos de ultrassom e mamografia para prevenção do câncer de mama, por meio do programa Mulheres de Peito. A carreta foi instalada na Avenida Jardim, nº 17, na Vila São Pedro.

Pela segunda vez no município, o equipamento pretende ofertar mais de 1.000 diagnósticos para mulheres acima de 35 anos. Até 22 de agosto, serão distribuídas 50 senhas por dia para a realização dos exames durante a semana e 25 senhas a cada sábado. As mulheres entre 35 e 49 anos devem levar o cartão do SUS, RG, além do pedido médico. Para o público acima dos 50 anos não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG.

O prefeito Orlando Morando e o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, visitaram a carreta e reforçaram a importância da parceria com o Estado no mês de aniversário de 466 anos da cidade. “Agradeço ao governador João Doria, que entendeu a necessidade do município e disponibilizou o programa. É um importante complemento aos mais de 2.500 exames que realizamos todos os meses nas nossas Policlínicas. O objetivo é zerar a fila desta demanda”, afirmou o chefe do Executivo.

Entre os dias 23 e 24 de agosto, as mulheres que tiverem apresentado alguma alteração na mamografia serão convocadas para realização de exames complementares na própria carreta. “O câncer de mama ainda é uma das doenças que mais mata no mundo, portanto a prevenção é fundamental. As biópsias também serão feitas aqui, e caso seja constatado um diagnóstico, as pacientes serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) para realizar tratamento médico. As mulheres receberão todo o suporte necessário”, enfatizou Dr. Geraldo Reple.

ACEITAÇÃO

A moradora Idália Ferreira, 52 anos, aproveitou o primeiro dia da ação para realizar seus exames de rotina. “Há dois anos fiz mastectomia e, a cada três meses, preciso fazer o acompanhamento. Fiquei surpresa com a rapidez e com o atendimento. Não conhecia o programa, mas adorei”, relatou.