Publicado em: 31/03/2017
Já em sua primeira semana, o ‘Intensivão de Saúde’ apresentou resultados importantes. Iniciado em março, o programa da Prefeitura de São Caetano visa acabar com as filas de exames, consultas e algumas cirurgias até o fim de abril. O balanço parcial da Secretaria de Saúde informa que nos sete primeiros dias de trabalho foram feitos 2.282 exames e 18 cirurgias.
Em 25 de março, a fila de cirurgias ginecológicas foi zerada. Havia casos de espera desde 2015. Foram 16 histeroscopias e duas laparoscopias realizadas no Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, por equipe formada pelos ginecologistas Mauricy Chinaglia Bonaparte, Milucci Gatti e Ana Beatriz Squasoni.
“Além de dar vazão aos casos represados, esta ação é importante inclusive para prevenção de câncer. Havia casos de suspeita de pólipos, onde há uma certa insegurança”, afirma o Dr. Mauricy.
EXAMES
Em parceria com hospitais de referência e empresas privadas, como a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), o Intensivão de Saúde realizou 1.698 ultrassons, 488 tomografias e 96 mamografias no período de 20 a 27 de março.
“Os resultados são animadores e estão conforme o planejado. Em breve, teremos o ritmo de atendimento normalizado na rede municipal”, diz a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, que explica: “Encontramos, no início da nossa gestão, uma grande demanda reprimida na cidade. Estamos trabalhando muito e vamos equacionar esse problema o mais breve possível”.
GENTE CUIDANDO DE GENTE
Durante o Programa São Caetano Bairro a Bairro, a Sesaud realiza o Gente Cuidando de Gente. Neste ano, já foram atendidos os Bairros Nova Gerty, Barcelona e Olímpico. O último, em 22 de março, registrou 932 atendimentos médicos em 14 especialidades, na UBS Catarina Dall’Anese, no Olímpico.