Na Semana Lixo Zero, FUABC alcança 10 toneladas de resíduos orgânicos reaproveitados

Publicado em: 28/10/2022

Montante, que deixa de sobrecarregar aterros sanitários, é utilizado para técnicas de compostagem em unidades de Saúde

 

Visita do pesquisador Germano Guttler à horta orgânica do Hospital Nardini, em Mauá

Na Semana Nacional Lixo Zero, celebrada na última semana de outubro, a Fundação do ABC chega à expressiva marca de 10,3 toneladas de resíduos orgânicos coletados em suas unidades de Saúde. O montante foi reaproveitado entre março e outubro, especialmente pelo Hospital Nardini, em Mauá. Também houve contribuição do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado.

A conquista se deu graças a uma iniciativa que começou no Hospital Nardini, em março, quando a unidade recebeu a visita do professor Germano Guttler, do departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O docente é criador do Método Lages de Compostagem (MLC), que consiste no reaproveitamento de resíduos orgânicos, como sobras de frutas e verduras, para produção de adubo, jardins, canteiros e hortas.

Desde então, a técnica tem sido difundida entre os departamentos de Sustentabilidade das unidades de Saúde gerenciadas pela FUABC, que têm realizado estudos e diversas reuniões com o especialista, com objetivo de também adotar a técnica. O nome do método desenvolvido pelo professor faz referência à cidade catarinense. O pesquisador é autor de um dos programas de compostagem urbana mais conhecidos do País.

Graças ao treinamento das equipes e ao engajamento dos colaboradores na causa, por dia, o Hospital Nardini destina cerca de 60kg de resíduos orgânicos à compostagem na horta orgânica que funciona na unidade. O Centro Universitário FMABC reaproveita cerca de 15kg dos resíduos diariamente, que são utilizados no jardim do campus. Já o CHSP já colheu cerca de 40 pés de hortaliças em sua horta montada no canteiro da unidade.

A TÉCNICA

O processo é simples. O professor ensina as pessoas a fazerem, em casa, um vaso compostor em garrafa pet de 5 litros para reciclar o próprio lixo orgânico. As camadas de resíduos devem ser furadas, três vezes por semana, para receber oxigênio. Não é preciso irrigar. Após duas semanas, é possível plantar verduras, legumes, ervas, flores, entre outros, sobre as camadas.

Desde a criação, em 2013, a técnica vem sendo difundida em escolas da rede pública de Lages, residências, instituições e até em presídios. Com isso, milhares de resíduos orgânicos deixaram de ser despejados nos já sobrecarregados aterros municipais.

A última análise do lixo da cidade mostra que o programa de compostagem de Guttler conseguiu reduzir a 21% a porcentagem de lixo orgânico enviada ao aterro da cidade em 2020. Dez pontos percentuais abaixo de 2019. A técnica gera adubo de ótima qualidade para hortas orgânicas ou jardins internos.

SEMANA LIXO ZERO

A Semana Lixo Zero é promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos e pioneira na disseminação do conceito no Brasil. Ocorre atualmente em mais de 10 cidades, quatro estados e dois países (Brasil e Uruguai). Mais informações podem ser acessadas pelo site https://ilzb.org.