Nardini entrega reforma da nova enfermaria da Psiquiatria

Publicado em: 22/01/2016

Os pacientes psiquiátricos internados no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá dispõem desde 18 de janeiro de nova ala da enfermaria, agora reformada, ampliada e com nova mobília. Com capacidade para 20 leitos, sendo 10 femininos e 10 masculinos, a área localizada no 3º andar é destinada a pacientes com quadro de dependência química ou transtornos mentais. A unidade de Saúde Mental localizada no hospital é referência para atendimento de pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Para selar a entrega do espaço, os trabalhadores prepararam comemoração junto aos pacientes internados no setor.

O trabalho de reforma incluiu manutenção completa das instalações hidráulica e elétrica, nova pintura em cores aleatórias, troca de gesso, revestimento de pisos, instalações de rede de gases medicinais, vidros e aparelho de ar-condicionado. O objetivo da reestruturação, que segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, é oferecer aos usuários ambiente mais acolhedor, que possibilite à equipe trabalhar de forma mais aprofundada o conceito de reinserção social dos usuários. A reforma, que durou 6 meses, foi bancada com recursos da administração municipal no valor de R$ 230 mil. A composição do novo espaço conta com uma área com leitos femininos; uma área com leitos masculinos; uma área de convivência comum; almoxarifado para estoque de material de enfermagem; uma sala de grupos para atendimento de pacientes, familiares e execução de oficinas terapêuticas; posto de enfermagem; uma sala para atendimento da equipe multiprofissional e área de expurgo.

Para o coordenador médico da Psiquiatria, Dr. Adiel Carneiro Rios, a manutenção dos leitos de Psiquiatria na unidade qualifica a assistência da equipe ao usuário, especialmente por poder contar com suporte assistencial e diagnóstico de outras clínicas. “Apesar da onda de fechamento de diversos leitos de psiquiatria, o Hospital Nardini vai na contramão deste movimento e inaugura uma enfermaria com 20 leitos psiquiátricos dentro de um hospital geral. O objetivo, com isso, é atender a população em sofrimento mental agudo, que precisa ser estabilizada por meio de internação hospitalar, normalmente de curto prazo. A proposta também visa atender pacientes com problemas clínicos e adoecimento mental e oferecer assistência integral a partir da conexão com várias clínicas”, detalha Rios.

Na unidade, os pacientes são diariamente acompanhados pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, além de passarem por atendimentos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município. Em 2015, o pronto-socorro da Psiquiatria registrou mais de 6.500 atendimentos e 630 internações.