Neurocirurgião e deputada Mara Gabrilli abrem semana científica na FMABC

Publicado em: 10/08/2018

43º Congresso Médico Universitário do ABC (Comuabc) e 6º Simpósio
Internacional de Educação em Ciências da Saúde (SIECS) ocorreram de
6 a 10 de agosto, no campus universitário em Santo André

 

Solenidade de abertura do Comuabc

A semana de 6 a 10 de agosto foi de intensa atividade científica na Faculdade de Medicina do ABC. Enquanto alunos do curso de Medicina organizaram a 43ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC (Comuabc), as graduações de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia se uniram no 6º Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde (SIECS). Na noite de segunda-feira (6), a abertura do Comuabc foi marcada pela palestra do neurocirurgião Dr. Sérgio Cavalheiro, professor titular da disciplina de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já o início dos trabalhos do SIECS contou com explanação da deputada federal Mara Gabrilli, que falou sobre sua vivência multidisciplinar como paciente, após acidente automobilístico em 1994 que a deixou tetraplégica.

Tanto o Comuabc como o SIECS são organizados exclusivamente pelos alunos. Supervisionados por docentes dos respectivos cursos, os estudantes respondem por todas as áreas dos eventos, desde a definição dos temas e o convite aos palestrantes, até questões de logística, divulgação, inscrições, e a viabilização das atividades teórico-práticas, workshops, cursos e mesas redondas acerca dos mais variados assuntos.

43º COMUABC

A edição 2018 do Comuabc registrou 182 trabalhos científicos inscritos. Foram aproximadamente 800 congressistas no evento, que teve como “Professora Homenageada” a Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi – docente da disciplina de Oncologia e Hematologia. Já o “Presidente de Honra” foi o diretor-geral FMABC, Dr. David Everson Uip.

“O Comuabc vem crescendo cada vez mais, graças ao esforço e empenho dos alunos, que organizam e estruturam todo o evento. O congresso tem como objetivo principal proporcionar uma semana de atividades capazes de promover reflexões que ultrapassem o conteúdo administrado em sala de aula, explorando assuntos e temas que contribuam para a formação acadêmica e pessoal de alunos de medicina. É uma semana rica em oportunidades de aprendizado e intercâmbio de informações, que se encerra com uma noite de gala, em que serão anunciadas as premiações dos melhores trabalhos apresentados”, informa a aluna da FMABC e presidente do 43º Comuabc, Marina Alves Pinto.

A mesa de abertura do 43º Comuabc foi composta pelo Dr. David Uip e pela Dra. Davimar Borducchi, pelos discentes Marina Alves Pinto e João Vitor Porfírio, pelos professores Priscila Bogar e João Antonio Correa, pelo presidente e pela vice-presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mario Souza e Dra. Adriana Berringer Stephan.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Mara Gabrilli e Dr. David Uip na abertura do SIECS

A 6ª edição do Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde contou com atividades durante toda a semana. As palestras foram organizadas separadamente pelos centros acadêmicos (C.As) de cada graduação. Para 9 de agosto, foi programado o “Dia Multiprofissional”, com representantes de todos os cursos da FMABC em mesa redonda para discussão do tema “Cuidados paliativos em Oncologia”.

Ao longo da semana, o Centro Acadêmico de Fisioterapia abriu espaço para temas como “Ondas de choque no tratamento de lesões”, “Como aumentar a performance e hipertrofia muscular”, “Crossfit machuca?”, “Fisioterapia dermatofuncional pré e pós-operatória”, “Como desenvolver raciocínio biomecânico e cinesiológico no tratamento de ombro” e “Fisioterapia nas disfunções sexuais masculinas e sexualidade feminina”.

No curso de Enfermagem, o C.A. programou palestras sobre “A atuação do enfermeiro na captação de órgãos”, “Manejo clínico no choque séptico”, “Enfermagem na hemodinâmica”, “Autoconhecimento: o primeiro passo para a qualidade de vida”, “Enfermagem na hemodiálise” e “Saúde mental do estudante e do profissional da saúde”.

Já os estudantes de Terapia Ocupacional reservaram entre as temáticas “Educação inclusiva”, “A Terapia Ocupacional no esporte e tecnologia assistiva”, “A importância da participação da família no processo terapêutico”, “O olhar íntegro do terapeuta ocupacional para o indivíduo” e “Atuação do terapeuta ocupacional na microcefalia”.

Pelo curso de Nutrição, os assuntos abordados foram “Educação nutricional em Pediatria”, “Praticando nutrição no consultório”, “Relacionamento interpessoal na vida acadêmica e na carreira profissional”, “Mecanismos bioquímicos envolvidos no controle da fome e saciedade e evidências científicas sobre o comportamento nas escolhas alimentares”, e “Comportamento alimentar mindfulness e mindful eating na prática clínica”. De maneira integrada, as palestras também foram acompanhadas pelos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

Por fim, os alunos do curso de Farmácia destacaram: “Nanotecnologia farmacêutica”, “Radiofármacos”, “Efeitos neuroprotetores de fitoquímicos em distúrbios neurológicos”, “Farmácia estética” e “Acesso do farmacêutico à carreira militar”.