No Dia do Médico, Câmara de Santo André homenageia Centro Universitário FMABC

Publicado em: 20/10/2022

Pedrinho Botaro, David Uip, Gilberto Palma e Pedro Awada

A Câmara Municipal de Santo André (SP) realizou no Dia do Médico, 18 de outubro, sessão solene em homenagem ao Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) em razão dos serviços prestados à Medicina e à população da região. O evento teve lugar no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

A solenidade foi uma iniciativa do vereador Pedro Awada e buscou reconhecer os esforços de estudantes, professores e funcionários, que há anos trabalham para garantir o serviço de excelência da instituição, assim como sua reputação enquanto pilar da comunidade acadêmica e de saúde na região do ABC. Estiveram presentes na solenidade o reitor licenciado do Centro Universitário FMABC e secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo do Estado de São Paulo, David Everson Uip, o presidente da FUABC, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, a vice-presidente da FUABC, Maria Odila Gomes Douglas, entre outros convidados, alunos, ex-alunos e docentes da FMABC.

Roberto Picarte Milani, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Pedrinho Botaro, David Uip e Pedro Awada

“Sinto gratidão por essa homenagem. Quero revigorar a importância deste binômio que é a FUABC e o Centro Universitário. Caminhamos juntos há muitos anos, mas o sucesso da FMABC é a união com a sua fundação. É um momento de grande satisfação. Na qualidade de secretário de Estado, mas muito mais de ex-aluno da FMABC, homenageio a todos os presentes, médicos e profissionais da Saúde. Estes profissionais, especialmente os nossos, se portaram de forma digna, corajosa e enfrentaram uma pandemia sem precedentes. Devemos a todos eles a vida da população brasileira”, disse o reitor licenciado do Centro Universitário FMABC, David Uip.

Durante o evento foram homenageadas pessoas que construíram o passado e o presente de sucesso da FMABC, simbolizando as cinco décadas de tradição da instituição de ensino. Receberam homenagens o Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro; a Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques de Castro; a Bateria Kossacos; e a ASSEX – Associação dos Ex-alunos da FMABC. Também foram homenageados os médicos Adilson Casemiro Pires; Adolfo Stein; Ari Bolonhezi; João Antonio Corrêa; Maria Odila Gomes Douglas; Ossamu Taniguchi (homenagem póstuma, entregue à filha e ex-aluna da FMABC, Daniela Taniguchi); e David Everson Uip. A sessão solene contou ainda com presenças de autoridades municipais e estaduais, além da participação especial da Banda Lira e da bateria Kossacos.

“Hoje é um dia muito festivo e emocionante. Sabemos o quanto os médicos amam o que fazem e se doam como um verdadeiro sacerdócio. Muito além de uma remuneração financeira, é o ato de sair de si mesmo e ir ao encontro do outro para cuidar, sacrificando muitas vezes a própria família. A vida humana sempre será a prioridade. Parabéns a todos pela iniciativa desta homenagem”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal de Santo André, Pedrinho Botaro.