No mês da Luta Antimanicomial, Santo André entrega nova ala de psiquiatria do CHM

Publicado em: 07/06/2019

Novo espaço teve investimento de R$ 130 mil e foi entregue reformado dentro dos padrões do programa QualiSaúde

 

O serviço oferece atendimento 24 horas por dia e é referenciado para casos de urgência e emergência – Foto: Alex Cavanha/PSA

Encerrando o mês da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Santo André entregou dia 31 de maio a nova ala de psiquiatria do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão. O novo espaço foi entregue totalmente reformado dentro dos padrões do programa QualiSaúde e conta com dois consultórios, duas alas de observação, ala de enfermagem, serviço social e uma ala externa de convivência. Além disso, haverá ampliação na quantidade de leitos, passando dos atuais oito para 10 leitos. O investimento foi de R$ 130 mil.

“Hoje estamos entregando dignidade aos usuários. Até agora já foram 14 equipamentos entregues com o padrão do programa Qualisaúde. A reforma no hospital é permanente, temos um cronograma até 2020 para transformar as áreas do hospital para que a partir do ano que vem, de forma geral, receba uma nova cara”, disse o prefeito Paulo Serra.

O serviço oferece atendimento 24 horas por dia e é referenciado para casos de urgência e emergência, onde os usuários permanecem em observação por até 72 horas.

Se o paciente precisar de acompanhamento será encaminhado para a rede municipal de saúde. “A inauguração é importante porque estamos trabalhando exatamente com o conceito da dignidade para os pacientes da ala psiquiátrica. Tínhamos um espaço precário, e hoje entregamos uma área totalmente remodelada. Felizmente estamos dando mais um passo na estruturação da nossa Rede de Atenção Psicossocial”, comemorou o secretário de saúde, Márcio Chaves.