Nova gestão do Coren-SP conta com três representantes do Centro Universitário FMABC

Publicado em: 13/11/2020

 Duas docentes e uma ex-aluna integram a chapa mais votada do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, eleita em novembro

 

Prof. Erica Chagas Araújo

Prof. Ana Paula Guarnieri

Duas professoras e uma ex-aluna do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, irão integrar pelos próximos dois anos a nova gestão do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Devido à pandemia de Covid-19, a divulgação da eleição foi realizada virtualmente, dias 8 e 9 de novembro, pelo site da entidade. As docentes são Erica Chagas Araújo, Ana Paula Guarnieri, além da ex-aluna Vanessa Morrone Maldonado. Ao todo, a   chapa “Ação e valorização” recebeu 80 mil votos e possui 42 integrantes, entre titulares e suplentes.

Entre os objetivos da gestão 2021-2023 estão a busca por aproximação com os profissionais de Enfermagem por meio do diálogo e grupos de trabalho e a atuação em defesa da categoria junto às prefeituras, Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa pela conquista de direitos.

“A pandemia mostrou o que já era evidente: a Enfermagem é a grande força que move a Saúde. Portanto, nossos representantes vão lutar para que a categoria seja de fato reconhecida e valorizada. Acreditamos que os maiores desafios da atualidade são a busca por melhores condições de trabalho para a categoria, como dimensionamento adequado, combate à sobrecarga de trabalho e criação de políticas públicas que subsidiem a prática profissional. O adoecimento mental da categoria também é uma preocupação, assim como a violência praticada contra os profissionais da linha de frente no ambiente de trabalho”, disse a docente do curso de Enfermagem, Erica Chagas Araújo, também coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Residência Multiprofissional e Aprimoramento em Enfermagem Médico-Cirúrgico da FMABC.

Ex-aluna da FMABC, Vanessa Morrone Maldonado – Fotos: Divulgação

A docente destaca a relevância regional da FMABC com a representatividade na chapa mais votada, além da oportunidade de atualização sobre os debates pertinentes à categoria. “Estamos orgulhosas em poder representar a nossa escola neste importante Conselho e contribuir com melhorias e discussões que envolvem a categoria. Certamente, é algo que reflete o engajamento dos nossos profissionais e estudantes, além de engrandecer ainda mais o nome da instituição nos debates regionais”, completou.

As outras duas integrantes da chapa são a coordenadora geral dos programas de Residência Multiprofissional da FMABC e mestre em Reabilitação Gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ana Paula Guarnieri, e a ex-aluna Vanessa Morrone Maldonado, que graduou-se em 2005 pela FMABC e atualmente leciona no curso de pós-graduação de Enfermagem Obstétrica  no Hospital Israelita Albert Einstein, além de responder pela Supervisão Técnica Assistencial na Rede de Atenção Primária em São Paulo.

Mais informações sobre as propostas da nova gestão estão disponíveis no site www.chapa2corensp.com.br.