Nova técnica para exame endoscópico é aplicada no Hospital Estadual Mário Covas

Publicado em: 15/07/2016

Uma nova técnica para realização de colangiopancreatografia foi realizada pela primeira vez em 8 de junho no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André. Sob responsabilidade do Serviço de Endoscopia Digestiva, o procedimento de “colangiopancreatografia endoscópica (CPRE) assistida por videolaparoscopia para abordagem em estômago excluso em paciente portadora de coledocolitíase e By Pass gástrico” foi desenvolvido pelo Dr. Marcelo Falcão e apresentado como tese de mestrado na Universidade de Pernambuco.

Colangiopancreatografia foi realizada pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do HEMC

Colangiopancreatografia foi realizada pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do HEMC

A decisão pela nova técnica foi tomada após análise da equipe de Endoscopia, que considerou a alternativa “eficaz para melhor detalhamento e análise do caso”, explica o diretor do hospital e professor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. Eduardo Grecco.

A colangiopancreatografia é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas. “A técnica foi apresentada na tese de mestrado do gastrocirurgião Dr. Marcelo Falcão, que é endoscopista e professor afiliado da FMABC, e utilizada como base para realização do exame, visando melhorar os resultados com emprego da videolaparoscopia”, completa Dr. Eduardo Grecco.

O exame foi conduzido pelo Dr. Tomazo Franzini, da Endoscopia, em conjunto com o Dr. Rogério Palma, da equipe cirúrgica, a partir de parceria entre o HEMC e a disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo da FMABC.