Nove unidades da FUABC conquistam certificados por desafios sustentáveis

Publicado em: 29/12/2021

Nove unidades de saúde gerenciadas pela Fundação do ABC conquistaram este ano os certificados de reconhecimento pela participação no Ciclo 2020/2021 dos desafios sustentáveis preconizados pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), vinculado à Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (RGHVS).

Anualmente, desde 2014, as instituições membros do PHS e da RGHVS são reconhecidas pela participação em todas as etapas e conclusão do envio de indicadores referentes ao ‘Desafio a Saúde pelo Clima’ e do ‘Desafio Resíduos de Serviços de Saúde’. A partir de 2021 também foram reconhecidas as participações nos ‘Desafio Energia’ e no ‘Desafio Compras Sustentáveis’.

Respectivamente, os desafios incentivam o setor de saúde brasileiro a aprimorar práticas de gestão de resíduos de serviços de saúde, com foco na ampliação da reciclagem e segregação; estimulam a redução progressiva de emissões de gases de efeito estufa; intensificam ações de eficiência energética e incremento do uso de energia renovável; e mobilizam organizações de saúde a adotarem políticas de compras sustentáveis alinhadas à defesa da saúde pública, com estímulo ao consumo de produtos e serviços menos lesivos ao meio ambiente.

DESAFIOS

Cumpriram o ‘Desafio Resíduos de Serviços de Saúde’ as unidades da FUABC: AME Mauá; AME Itapevi; Hospital Estadual Mário Covas e Centro Universitário FMABC, ambos em Santo André; Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá; Hospital Nardini de Mauá; UPA São João e Pronto Atendimento Maria Dirce, em Guarulhos; e o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo (CHSP).

Foram certificadas no ‘Desafio a Saúde pelo Clima’ as unidades: AME Mauá, AME Itapevi, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, Hospital Nardini de Mauá e o CHSP. O Nardini também foi reconhecido por cumprir as metas do ‘Desafio Energia’.