Novembro Azul: Enfermeira da FUABC promove palestra em abrigo de Itatiba

Publicado em: 26/11/2021

Atividade foi conduzida pela enfermeira da ESF Santa Cruz, Noemi Ferreira

A enfermeira da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Cruz, em Itatiba, Noemi Ferreira, ministrou palestra em 24 de novembro no Abrigo Municipal SOS Cristão, bairro do Engenho, entidade destinada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Participaram da palestra 23 pessoas, que receberam orientação coletiva sobre a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre a saúde masculina e prevenção do câncer de próstata. A Fundação do ABC é responsável pela gestão das 13 unidades de Saúde ligadas à Atenção Primária no município.

A profissional da FUABC abordou temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS, testes rápidos, hipertensão arterial, diabetes, calendário vacinal, saúde bucal e aspectos da saúde do homem (PSA/USG de próstata e sinais de alerta para a doença).

O Abrigo Municipal realiza atendimento durante três meses e direciona essa população ao projeto Requalifica, que oferece requalificação profissional às pessoas em estado de vulnerabilidade social para retorno ao mercado de trabalho. Outro caminho é o encaminhamento a um abrigo de longa permanência.

Outras atividades relacionadas à campanha Novembro Azul promovidas pelas unidades de Saúde de Itatiba foram a oferta de exames como PSA (Antígeno Prostático Específico), hemograma completo, glicose, creatinina, triglicérides, colesterol total e frações, eletrocardiograma, além do atendimento com urologista para 70 homens no dia 20 de novembro, quando foi realizada a coleta de exames. As avaliações médicas estão agendadas para sábado, 27 de novembro.