Novos ‘cipeiros’ da Central de Convênios passam por treinamento

Publicado em: 07/08/2015

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC realizou no final de junho curso de formação para os novos cipeiros da Central de Convênios – a maior unidade gerenciada pela FUABC. Ao todo são 42 membros eleitos para a gestão 2015/2016 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo 21 eleitos pelos funcionários e 21 indicados pelo empregador.

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo principal a redução de acidentes de trabalho e de doenças contraídas nesse ambiente.

O treinamento para a Central de Convênios teve lugar Anfiteatro Natália Podboy, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC. Entre os temas abordados estiveram “Definição de Acidentes de Trabalho. O que é CIPA?”, “Legislação trabalhista – C.F / CLT / Leis trabalhistas”, “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”, “Agentes Ocupacionais, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Análise Preliminar de Risco (APR)”, “Mapa de risco, estudo do ambiente e das condições de trabalho”, “Prevenção e combate a incêndio”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e medidas de prevenção”, “Metodologia de investigação de acidentes e doenças do trabalho”, e “Plano de trabalho e cronograma anual”.