‘O Mundo Pós-Pandemia’ é tema de live para funcionários da Fundação do ABC

Publicado em: 16/09/2020


Em 24 de setembro (quinta-feira), às 19h, psicóloga da OrienteMe conversará ao vivo pelo YouTube com os colaboradores da FUABC

 

O que mudou no mundo com a pandemia? Como essas mudanças impactam emocionalmente a vida das pessoas? Para responder a essas e a outras perguntas, a Fundação do ABC convidou a psicóloga e coordenadora técnica da OrienteMe, Renata Tavolaro, para comandar uma live sobre ‘O Mundo Pós-Pandemia’. A atividade ocorrerá em 24 de setembro (quinta-feira), às 19h, pelo YouTube, e o link estará disponível uma hora antes do início da transmissão no site da FUABC.

Destinada aos 25 mil funcionários diretos da Fundação do ABC, a live da OrienteMe terá duração de uma hora e espaço para perguntas e respostas em tempo real. O objetivo é falar sobre as mudanças no mundo pós-pandemia e os benefícios da terapia para enfrentar essa nova realidade, lembrando que, desde agosto, todos os funcionários da FUABC e de suas unidades têm direito a assistência psicológica gratuita.

Com 25 anos de experiência e sólida carreira focada no atendimento clínico – on-line e presencial –, a psicóloga Renata Tavolaro estará à disposição dos colaboradores da Fundação do ABC para conversar sobre o delicado momento da pandemia de Covid-19 e sobre como o novo coronavírus acelerou muitas mudanças nas vidas das pessoas. Também serão abordados os impactos emocionais diante das incertezas, os cuidados com a ansiedade, a importância do autoconhecimento e como a terapia pode ajudar a viver essa nova realidade mundial, além de dicas para controlar o excesso de preocupação, administrar a ansiedade e se manter motivado e equilibrado.

PARCERIA DE SUCESSO

Em parceria com a plataforma OrienteMe, a Fundação do ABC passou a disponibilizar no final de junho atendimento psicológico gratuito a todos os seus 25 mil colaboradores – boa parte na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. Em menos de três meses, o projeto registra 496 funcionários atendidos. Ao todo foram cerca de 400 videochamadas e mais de 35 mil mensagens trocadas com os psicólogos.

O projeto é desenvolvido pelo Programa Qualidade de Vida do Departamento de Recursos Humanos da FUABC e pelo setor de RH do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). O objetivo é trabalhar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários, por meio da assistência psicológica gratuita, uma vez que a categoria atua diretamente no combate à Covid-19 e está mais suscetível a desenvolver sintomas como tristeza, angústia e ansiedade.

Dos 496 profissionais já atendidos no ‘APP’ da OrienteMe, 28% trabalham na Central de Convênios, a maior unidade da FUABC. Em seguida vem o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo (21%), Hospital Estadual Mário Covas (13%), FMABC (12%), Complexo de Saúde de Mauá (5%) e Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano (4%).

As situações mais comuns identificadas na avaliação inicial dos pacientes são o estresse, a ansiedade e a depressão. Em relação aos temas dos atendimentos, a ansiedade é a queixa mais frequente. Contudo, outras situações também são bastante mencionadas, entre as quais o estresse, a autoestima, o trabalho, o autoconhecimento, as fobias e os medos.

Todas as informações estatísticas não estão ligadas diretamente aos nomes dos pacientes, o que garante o anonimato na análise dos dados. Sobre o perfil dos usuários, 80% são mulheres, 19% homens e 1% outros. Do total, 39% já haviam feito terapia e a maioria, 61%, nunca havia feito, o que demonstra a importância da abertura desse tipo de oportunidade na FUABC, especialmente nesse período de pandemia.

ATENDIMENTO ON-LINE

O sistema permite o envio de mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo e o profissional de Psicologia, devidamente licenciado e treinado, responde as demandas de segunda a sexta-feira. Além da terapia por mensagens, também é possível agendar horários para sessões de videochamadas diretamente na agenda do psicólogo.

Para ter acesso ao serviço basta fazer download do aplicativo OrienteMe, disponível nos sistemas Android e iOS, ou acessar o site da OrienteMe. É preciso preencher um pequeno formulário de perfil com o número de CPF para que o serviço se conecte com o psicólogo mais compatível à necessidade do colaborador. Após este processo, a sala virtual será aberta e o funcionário poderá se comunicar de onde estiver com o terapeuta, sem precisar se deslocar.

Para proporcionar mais segurança e conforto aos colaboradores, as salas de atendimento possuem criptografia de ponta a ponta. Se o funcionário desejar, é possível usar apenas um apelido para se identificar. Os aplicativos podem ser baixados pelas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Mais informações pelo site www.orienteme.com.br.

O trabalho desenvolvido pela plataforma OrienteMe é patrocinado pela Vale, mineradora multinacional brasileira, e integra o programa “Desafio Covid-19”.