Obras do Pronto Atendimento 24h no bairro Taboão começam em fevereiro

Publicado em: 30/01/2019

Com a construção da unidade de urgência, atendimentos da UBS
serão temporariamente remanejados para Pauliceia e Rudge Ramos

 

Prefeito Orlando Morando e o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple (Foto: PMSBC/Omar Matsumoto)

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou em 25 de janeiro a ordem de serviço para início das obras de instalação do Pronto Atendimento (PA), com atendimento 24h, no bairro Taboão. A unidade funcionará nas dependências da UBS Taboão (Avenida do Taboão, nº 4.281), a partir de julho deste ano. Voltada exclusivamente para atendimentos de urgência e emergência, a nova estrutura contará com quatro consultórios médicos, além de salas de emergência, observação e triagem.

Para atuar no Pronto Atendimento, serão contratados 18 médicos, oito enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e oito recepcionistas. A expectativa é que sejam realizados cerca de 6 mil atendimentos de urgência por mês. “Além do valor aplicado em sua instalação, o custeio de um equipamento como este, em modelo 24h, será muito superior ao da UBS, o que mostra que estamos investindo forte na Saúde. Aqui terão médicos e equipes de apoio de domingo a domingo, além de unidades de resgate”, destacou Morando, durante a cerimônia de assinatura de ordem de serviço. O ato foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e outras autoridades.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 727.423,45 em recursos municipais na construção do novo serviço, além da reforma estrutural na UBS Taboão, que abrigará as salas de urgência. O local receberá melhorias como reparos em rachaduras, conserto de infiltrações, troca de pisos, reforma da cobertura e pintura geral. Para isso, os atendimentos da unidade serão temporariamente realocados, a partir do dia 4 de fevereiro, para as UBSs Pauliceia e Rudge Ramos. A obra de modernização e instalação de novos equipamentos terá prazo de cinco meses para conclusão.

REMANEJAMENTO

No período de obras, os pacientes atendidos na unidade do Taboão contarão com ônibus gratuitos, fornecidos pela Prefeitura, que farão viagens de hora em hora para as unidades mais próximas (Pauliceia e Rudge Ramos), a partir das 7h de cada dia. O raio de distância entre as unidades é de aproximadamente 2 km, o que permitirá uma rápida locomoção do micro-ônibus na condução dos passageiros. “Fizemos um exercício imenso para não fechar a UBS durante a obra, mas nossa equipe técnica chegou à conclusão de que seria a melhor maneira. No entanto, elaboramos este plano alternativo para não deixar a população sem opção de deslocamento”, completou o chefe do Executivo.

Todo o processo de comunicação e organização do fluxo será conduzido por profissionais da Saúde, que ficarão na unidade para instrução dos usuários. Além disso, os funcionários da UBS Taboão serão remanejados para as unidades da Pauliceia e do Rudge Ramos para acompanhar o aumento da demanda. “Esta é uma antiga reivindicação dos moradores e estamos trabalhando para que, o mais rápido possível, esta unidade possa estar de volta à população, mas desta vez com serviços de urgência e emergência, além dos atendimentos da UBS”, salientou o Dr. Geraldo Reple.