Oficina de beleza para pacientes com câncer é ampliada em São Caetano

Publicado em: 01/11/2018

Oficina passa a receber pacientes tratadas na rede particular de saúde – Foto: Divulgação/PMSCS

Mulheres em tratamento contra o câncer têm recebido cuidado especial em São Caetano. Parceria firmada entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura e o Instituto Abihpec leva oficinas de beleza e automaquiagem às pacientes, mensalmente, no Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves (Rua Peri, 361, 1º andar, Bairro Santa Paula), no programa “De bem com você – A beleza contra o câncer”. Como novidade, dia 25 de outubro a iniciativa passou a receber mulheres que se consultam na rede particular, uma vez que era destinada exclusivamente às pacientes da rede municipal.

As aulas acontecem na última quinta-feira de cada mês, das 14h às 16h, e são ministradas por voluntárias do instituto. “Cada participante recebe um kit com produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria – doados por empresas conceituadas – e levam para casa para poder colocar em prática as técnicas aprendidas”, explica a coordenadora de projetos da Abihpec, Eduarda Sampaio. “Esse projeto tem como principal objetivo acolher, cuidar e minimizar os efeitos dos tratamentos nessas mulheres”.

Iniciada em março de 2007, a ação já recebeu cerca de 200 mulheres. Neide Figueira, de 65 anos, moradora do Jardim São Caetano, se emocionou ao falar sobre a importância de momentos como os vividos durante a oficina. “Algumas vezes, a gente deixa esse cuidado conosco em segundo plano, principalmente no início do tratamento, que é a fase mais difícil”, revelou. “O carinho e a força que as pessoas daqui oferecem nos ajudam muito a enfrentar essa fase”.