OftalmoABC comemora 30 anos

Publicado em: 19/11/2015

A disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC comemora neste ano três décadas sob chefia do professor titular Dr. José Ricardo de Carvalho Lima Rehder. Desde 1985, a cadeira desenvolve completo programa de graduação, ministrado aos alunos do 4º ano do curso da Medicina por meio de aulas teóricas e práticas, sob responsabilidade de equipe composta por mais de 20 professores.

O serviço de Residência em Oftalmologia, reconhecido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pelo Ministério da Educação, foi criado também em 1985 com objetivos de promover o aprimoramento didático, teórico e cirúrgico em oftalmologia, assim como incentivar a pesquisa científica e prestar assistência oftalmológica à comunidade.

Anualmente ingressam no serviço 10 residentes, que atuam em regime integral e têm oportunidade de entrar em contato com as diversas áreas da oftalmologia, adquirindo conhecimentos teórico-práticos aprofundados nos diversos ramos da especialidade: Catarata, Cirurgia Refrativa, Estrabismo, Patologia Externa e Córnea, Retina, Glaucoma, Oculoplástica, Lentes de Contato, Vias Lacrimais, Úvea, Oftalmopediatria, Trauma, Ultrassonografia, Tumores, Visão Sub-Normal, Pronto-Socorro,  Administração em Oftalmologia, Pesquisa Clínica e Pós-Graduação.

“Nestes 30 anos de existência, o serviço de Oftalmologia do ABC cresceu e criou setores com chefias que trabalharam e formaram equipes de profissionais competentes e dedicados. Hoje nossa disciplina está entre os melhores serviços de oftalmologia de São Paulo. Já passaram por pela OftalmoABC mais de 200 médicos residentes e fellows, que hoje trabalham em diversas instituições do país e que muito nos orgulham. Continuaremos assim, como um grupo coeso e de amigos. Nosso objetivo é, e será sempre, a melhoria da saúde ocular da população”, garante o professor titular da disciplina de Oftalmologia, Dr. José Ricardo de Carvalho Lima Rehder.

O Instituto de Olhos da disciplina, localizado no campus da FMABC, conta com staff de aproximadamente 100 médicos, entre residentes, fellows, preceptores e professores, que se dividem em 18 setores e prestam assistência à população no Ambulatório na Faculdade de Medicina do ABC (Anexo III), no Pronto-Socorro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André e nos centros cirúrgicos do Hospital Estadual Mário Covas.

LENTES DE CONTATO

A OftalmoABC organizou em 19 de setembro “Simpósio Comemorativo dos 25 Anos do Setor de Lentes de Contato”. O evento das 8h às 14h ocorreu no Anfiteatro Dr. David Uip, no próprio campus universitário, com abertura dos trabalhos sob responsabilidade do Dr. Luis Gustavo Ribeiro e do Dr. Vagner Loduca Lima. Em seguida, o médico responsável pelo serviço, Dr. Renato Leça, apresentou trajetória e evolução na palestra “25 Anos do Setor De Lentes de Contato”.

Parte das comemorações pelos 30 anos da disciplina de Oftalmologia, o simpósio teve continuidade com as palestras “Olho seco: novas perspectivas no diagnóstico e tratamento” – Dr. José Álvaro Pereira Gomes; “Métodos de assepsia das lentes de contato” – tecnóloga Sandra Osório; “Lentes de contato de descarte diário” – Dr. Carlos Arieta; “Lentes de contato na cirurgia refrativa” – Dr. Edmundo Martinelli; “Avanços em transplantes de córnea” – Dr. Élcio Sato; “Adaptação de lentes de contato em córneas irregulares” – Dr. Adamo Lui Netto; “Lentes de contato terapêuticas” – Dr. Marcelo Cunha; “Infecções em lentes de contato” – Dra. Denise de Freitas; “Fortalecimento da Oftalmologia brasileira” – Dr. Milton Ruiz Alves; O que mudou nas lentes de contato nestes 25 anos” – Dr. Cesar Lipener; e “A importância da contatologia na clínica oftalmológica” – Dr. Ricardo Uras. Também foram realizadas três vídeoaulas, comandadas pelos doutores Walton Nosé, Ana Luisa Hofling de Lima e Luiz Vieira.

O encerramento do simpósio esteve a cargo do professor titular e chefe da disciplina de Oftalmologia, Dr. José Ricardo Carvalho de Lima Rehder. Ao término das atividades científicas, todos participaram de almoço de confraternização.