Oftalmologia da FMABC é destaque em congresso internacional

Publicado em: 02/06/2023

A equipe da disciplina de Oftalmologia do Centro Universitário FMABC teve presença de destaque na edição deste ano do congresso da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS 2023), realizada entre 24 e 27 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento, que teve mais de 60 convidados internacionais e 500 nacionais, contou com cerca de 4,5 mil participantes, sendo 100 deles membros da OftalmoABC, como é conhecida.

Durante o congresso, 66 integrantes da equipe estiveram envolvidos em diversas atividades científicas nas várias áreas de programação, como coordenadores e discutidores de sessões e “wetlabs”, palestrantes, autores e coautores de temas livres, pôsteres, casos clínicos, filmes científicos e atendimento social.

A equipe da FMABC recebeu premiações em diversas sessões do congresso: primeiro e segundo lugares no Festival de Filmes Científicos, na categoria “Residente/Fellow”; duas premiações em sessões; e o prêmio de grande campeão na categoria Cirurgia Refrativa no Grande Arquivo de Casos.

“É um congresso com foco na catarata e cirurgia refrativa, duas das especialidades que mais ocupam espaço no atendimento oftalmológico. Portanto, a troca de experiências traz um aprimoramento científico para os residentes, fellows e demais componentes do serviço”, explica Edmundo Martinelli, professor da Oftalmologia FMABC e um dos presidentes do BRASCRS 2023.

“Toda a honra de ter sido nomeado presidente desse congresso se deveu à visibilidade que a OftalmoABC tem pela sua forte participação presencial e científica nas programações dos congressos, sempre recebendo prêmios e comprovando o reconhecimento da nossa disciplina perante à comunidade médica”, complementa Martinelli.

Além do destaque nas premiações e palestras, a equipe da OftalmoABC também se mobilizou para a realização de 700 atendimentos em crianças, que tiveram a oportunidade de checar sua capacidade visual e receberam consultas e orientações. Foram mais de 200 prescrições ópticas realizadas. A mobilização foi liderada pelo professor titular da disciplina no Centro Universitário FMABC, Dr. Vagner Loduca.

“Fico muito feliz de termos um time tão grande participando do congresso e tão bem representado pelo Dr. Edmundo na Presidência. Tivemos a oportunidade de mostrar a face da nossa disciplina e reafirmar nossa posição de destaque na comunidade oftalmológica, além de reforçar os laços sociais com as pessoas que são atendidas, já que sem elas nada disso faria sentido”, disse Loduca.