Oncologia Infantil da FMABC promove evento beneficente para arrecadar verbas

Publicado em: 29/07/2022

Verba de quase R$ 10 mil foi destinada ao Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC (GRATO-ABC)

No dia 24 de julho, domingo, o estacionamento do Centro Universitário FMABC recebeu a quinta edição do “Estilo Brazuka”, evento beneficente que colocou em exposição cerca de 500 carros modificados. A verba de quase R$ 10 mil arrecadada com o valor dos ingressos foi destinada ao Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC (GRATO-ABC), órgão ligado à FMABC.

Os participantes, que vieram tanto da região do Grande ABC como do litoral e do interior paulista, puderam comprar o ingresso previamente pela internet e foram orientados a evitar som alto e manobras dentro do espaço, mantendo clima familiar e agradável para todos os presentes.

Glauco Barbosa, um dos organizadores do evento, diz que a experiência de poder se reunir com outros admiradores dos veículos por uma boa causa é muito gratificante. “A maioria dos participantes é jovem e acredita em ajudar o próximo. Eu, como pai de família, vejo o quanto o GRATO-ABC ajuda aqui na região. Mostramos que coisas que parecem distintas podem ter um efeito positivo na sociedade, e esperamos fazer com mais frequência”, afirma.

O Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC é um centro de estudos do Departamento de Oncologia e Hematologia do Centro Universitário FMABC. O órgão se destaca pelo atendimento multidisciplinar dado às crianças que são diagnosticadas com câncer, dando suporte aos pacientes em questões emocionais, pedagógicas e nutricionais, além de apoio em fonoaudiologia e na saúde bucal.

Para Milene Lopes, psicóloga do GRATO, parcerias como a realizada no evento de domingo são essenciais para garantir que o serviço continue sendo feito. “É uma grande emoção ver tudo acontecendo. São pessoas assim que nos dão esperança. Como psicóloga, sempre digo que doação não é só de recursos financeiros, e sim aquilo que você dispõe para fortalecer algo. Não há coração que não fique quentinho!”, explica.

Dr. Jairo Cartum, professor responsável pelo setor de Oncologia Pediátrica do Centro Universitário FMABC, comemorou o sucesso do evento e relatou os destinos da verba arrecadada. “Nosso pátio foi ocupado por centenas de pessoas com o objetivo de ajudar nosso ambulatório. Esses recursos ajudam no custeio de profissionais da equipe multiprofissional, como nossa psicóloga e dentista. Utilizamos também na humanização do serviço, ao fornecer anestesista em procedimentos dolorosos em nossas crianças. Ou a compra de equipamentos para a odontopediatra, como o assento infantil para cadeira odontológica”, detalha.