Oncologia infantil da FMABC recebe doação de R$ 35 mil do Fundo de Assistência à Criança

Publicado em: 26/09/2014

Renovação dos equipamentos e Brinquedoteca do Ambulatório fazem parte das melhorias para os próximos meses

3- Equipe_oncopediatriaCom parceria informal desde 2012, o Departamento de Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC e o FAC – Fundo de Assistência à Criança assinaram contrato de colaboração em agosto. Há dois anos, a FAC tem ajudado o setor de Oncologia Infantil com doações de remédios não cobertos pelo SUS – Sistema Único de Saúde ou procedimentos de alto valor. Agora, além desse auxílio, a ONG colocará à disposição R$ 35 mil por ano para melhorias no ambulatório. “Nós decidimos que o dinheiro será investido em equipamentos para quimioterapia e modernização dos aparelhos já existentes”, explica o Dr. Jairo Cartum, coordenador da Oncopediatria da FMABC.

O FAC existe há 15 anos e apoia 22 entidades espalhadas pelo país, entre hospitais e casas de apoio a crianças com câncer, doenças hepáticas e cardíacas. “É muito gratificante poder ajudar a suprir essa lacuna na rede de serviços. Infelizmente há defasagem entre a busca e a necessidade”, declara Sandra Maria de Carvalho Miranda, Assistente Social do Serviço Social da FAC, que acrescenta: “Nós entramos com o auxílio sempre que necessário. Quando uma criança precisa de um remédio, ou exame muito caro, ou um tratamento que tem uma fila de espera grande no SUS, nós atendemos à essa demanda através das doações que recebemos aqui”.

A colaboração com esse tipo de serviço também acontece na Oncopediatria da FMABC através da AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer, que atua na instituição desde 1998.

Nova Brinquedoteca

A partir de iniciativa do Curso de Terapia Ocupacional da FMABC, as crianças da Oncopediatria irão receber também renovação de toda a brinquedoteca da recepção do ambulatório, patrocinada pela fabricante de brinquedos “Fisher Price”. “Nós sempre buscamos fazer o melhor para nossas crianças e com essas parcerias isso se torna mais fácil de concretizar”, ressalta Dr. Jairo Cartum.  

Foto: Equipe multidisciplinar do ambulatório de Oncopediatria da FMABC