Oncologia Pediátrica e Anestesiologia iniciam parceria para exames invasivos

Publicado em: 02/10/2015

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica e a disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC iniciaram recentemente parceria que tem beneficiado dezenas de crianças em tratamento. Trata-se de iniciativa no campo da humanização, que busca minimizar a dor em pacientes que necessitam de exames invasivos, entre os principais mielograma, biópsia de medula e exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) – mais conhecido como líquor.

Sob responsabilidade do professor de Anestesiologia da FMABC, Dr. Onésimo Duarte, todas as segundas-feiras são atendidas de 3 a 4 crianças no Centro Cirúrgico do Centro de Reprodução Humana e Genética da Faculdade de Medicina do ABC.

“A parceria com a disciplina de Anestesiologia é extremamente benéfica para as crianças que necessitam desses exames invasivos. Até então, cerca de 50% dos casos eram encaminhados para o Hospital Estadual Mário Covas, enquanto os demais eram feitos na própria faculdade, porém com sedação intravenosa e com a criança acordada”, explica a onco-hematologista infantil da FMABC, Dra. Elisa Ribeiro, que acrescenta: “A partir de agora, as crianças são sedadas e dormem durante todo o procedimento, sem qualquer tipo de dor. Além disso, conseguimos concentrar todos os casos no campus universitário, evitando que as famílias tenham que se deslocar até o ‘Mário Covas’ e liberando vagas para outros pacientes no hospital”.

O trabalho conjunto entre Anestesiologia e Oncopediatria teve início em junho, com previsão de procedimentos a cada 15 dias. Entretanto, com o grande volume de casos, os agendamentos passaram a ser semanais, todas as segundas-feiras.

“Estamos muito satisfeitos com esse novo serviço que a faculdade passou a oferecer aos seus pacientes. A parceria com a Anestesiologia tem sido extremamente positiva, com grandes benefícios aos usuários e impacto importante na humanização do atendimento”, garante o coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum.