Oncologista da FMABC dá treinamento para médicos das UBSs de Santo André

Publicado em: 28/09/2018

Objetivo é capacitar pediatras e generalistas para estimular a identificação precoce de casos de câncer infantil

 

Palestra foi ministrada pelo Dr. Jairo Cartum, coordenador do Ambulatório de Oncopediatria da FMABC

A Faculdade de Medicina do ABC sediou, dia 13 de setembro, treinamento para cerca de 30 médicos das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santo André, entre pediatras e generalistas. O assunto abordado foi oncologia infantil, em palestra ministrada pelo professor e coordenador do Ambulatório de Oncopediatria da FMABC, Dr. Jairo Cartum. O encontro aconteceu no prédio do Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia (CEPHO), no campus universitário de Santo André. Outros 20 médicos da rede participaram da mesma capacitação em agosto.

A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Saúde, que tem cumprido cronograma de treinamentos com os médicos da Atenção Básica. Já foram abordados assuntos como saúde bucal, fibrose cística, infectologia e ortopedia. O tema da oncologia na infância foi pautado pela primeira vez. “Queremos informar às equipes que na FMABC existe um serviço de excelência e funcionante na nossa cidade, para onde muitos casos podem ser encaminhados após a suspeita da doença, segundo fluxo habitual”, disse Dra. Carla Dutra, pediatra que integra a equipe do Programa da Saúde da Criança e do Adolescente, vinculado à rede de Atenção Básica da Prefeitura.

Durante a capacitação, que durou cerca de duas horas, foram discutidos temas como diminuição da morbidade terapêutica, incidência por faixa etária, sobrevida por região do País, cirurgias, tipos de tumores e tratamento multidisciplinar. “O sintoma que se mantém deve ser investigado, desde dor abdominal até febre. O segredo é cuidar das intercorrências e ser rápido no encaminhamento. O objetivo maior atualmente é diminuir a morbidade terapêutica e consequentemente as taxas de óbito. Pois o importante não é apenas dar dias à vida, mas dar vida aos dias”, disse Cartum.

O encontro foi finalizado com a apresentação da residente em Nutrição da FMABC, Tamires Faccione, que palestrou sobre a dislipidemia, distúrbio que provoca aumento do colesterol ruim (LDL) e triglicérides no sangue. Novas capacitações aos médicos das UBSs estão previstas para novembro, com data e tema que ainda serão divulgados pela Prefeitura.