Oncopediatria da FMABC renova parceria com ONG internacional Make a Wish

Publicado em: 13/09/2013

Diretora-executiva e Coordenadora de Voluntários visitam a FMABC para se aproximar das crianças e da equipe

O Departamento de Oncologia Infantil da Faculdade de Medicina do ABC acaba de intensificar sua parceria com a ONG Internacional ‘Make a Wish’, que tem como missão realizar sonhos de crianças com alguma enfermidade e devolver a elas a alegria. Com atuação na FMABC desde 2011, a ONG já realizou o sonho de 38 crianças da oncopediatria.

“Os sonhos chegam até nós e entram em uma fila de espera e avaliação. Quando o sonho é realizado é uma experiência inesquecível para a criança e para nós. É gratificante ver a esperança e a alegria nos olhos de cada um. O sonho principal da criança e dos familiares, na verdade, é a cura da doença, mas infelizmente muitas vezes isso não é possível. O que nós fazemos é apenas estimular a criança a sonhar”, explica Claudia Lombardi, diretora executiva da Make Wish Brasil, em visita à FMABC.

No total, são 92 pedidos das crianças da oncopediatria. Há desejos realizados e em andamento. Entre os contemplados está Gabriel, de 5 anos, que realizou o sonho de conhecer o Centro de Treinamento da Sociedade Esportiva Palmeiras. E também Claudiane que sonhava em ter um baile das ‘saias dançantes’. Mais uma que teve o sonho realizado foi a Letícia que conheceu e cantou com a atriz mirim Larissa Manoela, intéprete de Maria Joaquina na novela Carrosel. “A humanização é tudo. Se o paciente está feliz, ele encara a doença de uma forma melhor, não falta às consultas e responde bem aos tratamentos. Para a equipe, gera sensibilidade”, ressalta Dr. Jairo Cartum, médico coordenador do Ambulatório de Oncopediatria da FMABC.

Make a Wish

A Make-A-Wish Brasil é afiliada da Make-A-Wish Foundation International – uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo, presente em 36 países.

Fundada em outubro de 2008, a versão brasileira da entidade é certificada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e já realizou mais de 200 desejos de crianças de todo o país com auxílio de 300 voluntários.

A ONG chegou até a Oncopediatria da FMABC em 2011 por intermédio da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC), que atua em diversas unidades da Fundação do ABC – inclusive na Faculdade de Medicina do ABC – dando apoio a pacientes e familiares, descontraindo o ambiente terapêutico e minimizando o sofrimento.