Ônibus de monitoramento da GCM melhora segurança no campus universitário

Publicado em: 01/07/2016

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, entregou em 30 de junho um ônibus para monitoramento durante todo o dia e noite da região do Viaduto Luiz Meira, na Avenida Príncipe de Gales, que está estacionado bem em frente à entrada dos campi da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e da Fundação Santo André. O monitoramento é executado com uma câmera de alcance de até um quilômetro e outras quatro câmeras laterais.

Veículo integra programa federal “Crack, é Possível Vencer”, implantado em Santo André em 2013

Veículo integra programa federal “Crack, é Possível Vencer”, implantado em Santo André em 2013

A inauguração da nova unidade, que é operacionalizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), contou com presença de diversas autoridades regionais, como a do secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte. Gestores da Fundação do ABC também prestigiaram a entrega do veículo, entre os quais a presidente e o vice, respectivamente, Maria Aparecida Batistel Damaia e Mauricio Mindrisz, além dos diretores Marcio Roberson Araujo, Lilian de Oliveira Dias e Joaquim Alessi.

A disponibilização do ônibus em frente às fundações do ABC e Santo André atende a diversas solicitações recebidas por meio do Sistema Integrado de Informações da Prefeitura de Santo André, Conseg (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) e de frequentadores das faculdades. “O início da operação deste veículo representa um grande avanço nas políticas sociais e de segurança, que vão afetar diretamente a comunidade acadêmica e os bairros Tamarutaca e Sacadura Cabral, além das regiões vizinhas”, apontou o comandante da GCM, Rogério Durante.

Monitoramento é feito com uma câmera de alcance de até um quilômetro e outras quatro câmeras laterais

Monitoramento é feito com uma câmera de alcance de até um quilômetro e outras quatro câmeras laterais

Além da instalação do veículo de monitoramento, também foram entregues novas armas e equipamentos não-letais aos oficiais da GCM. As novidades integram o programa federal “Crack, é Possível Vencer”, implantando em Santo André em 2013.

O Secretário de Segurança Urbana e Comunitária, José Luis Navarro, citou o respaldo que o governo deu na qualificação, com melhorias constantes na infraestrutura da corporação. “Estamos mostrando cada vez mais que a integração das forças policiais é o caminho. Com serviços de inteligência, tornamos locais como este mais seguros, permitindo que a população se aproprie do espaço público”, apontou.