Prefeito Morando faz vistoria no Hospital de Clínicas de São Bernardo

Publicado em: 13/01/2017

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o secretário municipal de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, visitaram na tarde de 6 de janeiro o Hospital de Clínicas, no bairro Alvarenga. Acompanhados de Nilton Lorandi, superintendente do Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, e do Dr. Roberto Ramos, diretor técnico, o objetivo da vistoria foi constatar o quanto do hospital está em funcionamento.

Vistoria constatou que HC funciona hoje com apenas 40% da capacidade

Vistoria constatou que HC funciona hoje com apenas 40% da capacidade

O prefeito verificou que o HC está com todos os serviços funcionando, porém, 60% do prédio estão ociosos com andares e equipamentos novos, sem uso, e que possivelmente já passaram da garantia.

“É um fato triste, porque o hospital já completou três anos e o encontramos com apenas 40% da sua capacidade em funcionamento. É preocupante, pois são muitos equipamentos com todo o suporte para UTI e as garantias já estão sendo vencidas ou já venceram”, afirmou o prefeito.

O prédio possui 257 leitos disponíveis. São três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com 20 leitos cada, sendo que apenas uma ala está ocupada – ou seja, 40 leitos estão sem uso. Do total de 257 leitos, apenas 110 estão funcionando.

O Hospital de Clínicas de São Bernardo é administrado pela Fundação ABC, tem cerca de 1.100 funcionários, sendo 350 terceirizados, e custo mensal estimado em R$ 7 milhões para 40% de funcionamento.

A Prefeitura irá conversar com o governador do Estado sobre possíveis parcerias para colocar o hospital em plena atividade. “Antes de construir novos hospitais, vamos colocar os que já existem em funcionamento. Vou buscar parcerias e com todo nosso empenho faremos este complexo funcionar por inteiro”, afirmou o prefeito.