Outubro Rosa: FUABC adere à campanha do Rotary para arrecadação de lenços femininos

Publicado em: 27/09/2017

Interessados podem doar até 23 de outubro, no prédio administrativo da Fundação do ABC, em Santo André

Elaine Cristina dos Santos, presidente da Associação das Famílias de Rotarianos de Mauá (ASFAR) e gerente assistencial da Fundação do ABC

A Fundação do ABC acaba de aderir à campanha “Solidariedade Rosa” do Rotary Internacional Distrito 4420 – conjunto de Rotary Clubs da zona sul de São Paulo, região do ABC, incluindo Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e Litoral Paulista entre Peruíbe e Bertioga, Cubatão e Itariri. Até o dia 23 de outubro, rotarianos e parceiros do projeto arrecadarão lenços femininos de qualquer tamanho, cor ou modelo. Podem ser novos ou usados, desde que em boas condições.

A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa – considerado mundialmente o mês dedicado à orientação e prevenção do câncer de mama. Todos os itens angariados serão entregues a pacientes de hospitais públicos em tratamento oncológico. Na Fundação do ABC, interessados em participar podem depositar os lenços em urna específica da campanha, localizada na recepção do prédio administrativo (Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral, Santo André – SP). As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Pretendemos mobilizar os colaboradores da FUABC e chamar a atenção para este tema tão relevante. Além da questão da conscientização para a importância do diagnóstico precoce contra o câncer de mama, teremos a oportunidade de ajudar mulheres que estão passando por esse período tão delicado”, explica Elaine Cristina Alves Rocha dos Santos, presidente da Associação das Famílias de Rotarianos de Mauá (ASFAR) e gerente assistencial da Fundação do ABC.

CAMPANHA MUNDIAL

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Hoje a data é celebrada em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetida em vários cantos do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres e é o tumor mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma.