PA Infantil volta a funcionar no Hospital Municipal de Mogi

Publicado em: 06/05/2022

Pronto Atendimento atende casos de urgência e emergência de crianças de zero a 12 anos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) retomou o Plano de Trabalho anterior à pandemia da Covid-19. A principal novidade, desde 2 de maio, é o retorno do Pronto Atendimento Infantil 24 horas, com demanda livre para casos de urgência e emergência em crianças de zero a 12 anos.

O PA Infantil realiza consultas e exames de urgência e emergência e conta com suporte de leitos de observação e internação em ala pediátrica. A estimativa de atendimento é de até 6.500 consultas por mês, realizadas por equipe formada por sete médicos por dia (quatro no período diurno e três no período noturno), além dos demais profissionais.

“Depois de um longo período, por conta da pandemia, estamos retomando o Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Municipal, destinado exclusivamente para crianças de zero a 12 anos”, comemorou o prefeito Caio Cunha. A retomada deverá desafogar outros serviços, como o Pró-Criança, que nas últimas semanas, tem registrado alta demanda por conta das oscilações climáticas e viroses sazonais.

Outros serviços prestados pelo HMMC antes da pandemia também estão sendo retomados. São eles: consultas agendadas de especialidades (em áreas como ginecologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, vascular, urologia, clínico geral, cardiologia e anestesista); exames diagnósticos (laboratório, anatomia patológica, ultrassonografia, citologia, radiologia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiograma, eletrocardiograma, entre outros); cirurgias eletivas (ginecologia, vascular, urologia, otorrino, pediatria e cirurgia-geral).

As internações clínicas são ofertadas para retaguarda do PA Infantil, cirurgias eletivas e clínica médica, com total de 59 leitos. Outros 10 leitos, equipados para terapia intensiva, estão destinados para eventuais internações de pacientes com Covid-19. “É importante esclarecer que o Hospital Municipal receberá apenas internações Covid de adultos encaminhados pelas UPAs ou unidades 24 horas, porque não há mais Pronto Atendimento para o novo coronavírus”, explica o secretário de Saúde, Zeno Morrone Junior.

Desde o dia 2 de maio, adolescentes maiores de 13 anos e adultos com sintomas respiratórios ou suspeitos da Covid-19 devem procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Oropó, Rodeio e Jundiapeba, ou o Pronto Atendimento do Jardim Universo.