Publicado em: 09/02/2024
Um evento raro aconteceu no Pronto Atendimento Jardim Universo, em Mogi das Cruzes. A unidade foi palco de um momento histórico na madrugada do dia 1º de fevereiro, às 5h43, quando uma nova vida veio ao mundo através do primeiro parto realizado nas dependências do PA.
Hindaia Ieda de Oliveira Barbosa, de 30 anos, deu à luz seu terceiro filho em um parto normal sem complicações. A equipe de profissionais, composta pelos enfermeiros Alex Pereira do Amor e Valquíria dos Santos Silva Martins, pelos técnicos de enfermagem Josiane Aparecida de Moura, Maria Isabel Correia, Ana Caroline Lisboa Vilela e Jessica Nascimento do Prado, e pelo médico Dr. Felipe Gonçalves, atuou de forma exemplar em circunstâncias atípicas para uma Unidade Básica de Saúde.
O momento foi tão marcante que o enfermeiro Alex não conteve sua emoção ao relatar: “Foi muito bonito, a hora que o bebê nasceu, ele chorou, todos escutaram e começaram a chorar também. Muito emocionante, vou levar esse momento para minha vida, primeiro parto na UBS Jardim Universo”.
O nome dado ao recém-nascido foi Valentin, um menino que, sob circunstâncias inesperadas, teve sua chegada ao mundo assegurada pela prontidão da equipe médica. Após o parto, foi necessária a intervenção do SAMU para oferecer suporte adicional, e tanto a mãe quanto o bebê foram transferidos para a Santa Casa de Mogi das Cruzes, sob o acompanhamento do pai.
Geralmente, partos são realizados em hospitais preparados para atendimentos obstétricos. No entanto, este foi um caso de emergência, no qual não houve tempo hábil para a remoção da paciente para um hospital referência. Este evento destaca a importância e a capacidade da equipe de saúde em responder prontamente a situações críticas, garantindo a segurança e o bem-estar de mãe e filho mesmo fora do ambiente hospitalar tradicional.