Paciente celebra 51 anos de casamento e faz homenagem à esposa no CHM de Santo André

Publicado em: 01/07/2022

Profissionais se uniram e compraram flores e chocolate para o marido presentear a companheira de vida

 

Teodoro Del Carmen Senn Mendonza, de 79 anos, e a esposa Priscila Marlena Vasques Valdebenito, de 78 – Foto: Alex Cavanha/PSA

Neste ano, a celebração do aniversário de casamento do aposentado Teodoro Del Carmen Senn Mendonza, de 79 anos, e da esposa Priscila Marlena Vasques Valdebenito, de 78 anos, foi marcada por amor, união e trabalho em equipe. Internado no Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André com diagnóstico de inflamação de pares de nervo craniano, o paciente apaixonado contou com a ajuda dos profissionais da unidade hospitalar para organizar uma surpresa para a amada, com quem divide a vida há 51 anos.

Ansioso desde que acordou, a todo momento o aposentado mostrava fotos dos filhos e perguntava se a esposa já havia chegado. Para recebê-la, o quarto foi decorado com bexigas coloridas, instaladas próximas ao leito que Teodoro ocupa desde o dia 21 de junho.

Ao chegar no quarto para a habitual visita, a expressão de tristeza deu lugar a um sorriso espontâneo quando Priscila viu o marido. “Estava triste porque sempre saíamos para viajar, jantar ou dançar e neste ano pensei que não teria nada disso. Fiquei muito emocionada e agradecida, porque nunca imaginei que poderia receber tanto carinho. Foi uma graciosa surpresa”, disse.

A emoção também tomou conta da equipe, que foi cúmplice na organização dos filhos do casal. Eles participaram da celebração por meio de chamada de vídeo.

Com os olhos cheios d’água com a chegada da esposa, Teodoro entregou flores e chocolate para a companheira. O momento foi marcado por um bolo preparado pela equipe de Nutrição do hospital. “Estou emocionado, feliz e agradecido pelo momento. Minha amada e companheira me apoia tanto, trabalhando todo dia. Sou grato a ela e aos nossos filhos”, comentou Teodoro.

Há 43 anos no Brasil, o casal chileno veio para o País em busca de trabalho e desde então se divide entre a cidade de Concepción, localizada a 600 quilômetros de Santiago, e Santo André. A união resultou no nascimento de três filhos, de 50, 48 e 42 anos, uma neta e uma bisneta. “Tinha 22 anos quando eu o conheci. Estava no ônibus, tinha pouca gente, o ônibus estava indo embora e ele entrou correndo, sentou do meu lado, puxou assunto e estamos juntos até hoje”, lembra a esposa.

QUADRO CLÍNICO

O paciente segue estável e passará por avaliação do urologista da unidade após a constatação de um adenoma de próstata. “Ele teve uma inflação de pares de nervo craniano e isso trouxe visão dupla e queda da pálpebra. Os sintomas permanecem e ele vai ficar com uso de medicamento específico. Do ponto de vista clínico ele está estável, mas houve um achado de adenoma de próstata e passará por avaliação de urologista” explicou o coordenador médico da Clínica Médica, Thiago Arantes.

HUMANIZAÇÃO

Unindo acolhimento, cuidado e humanização, constantemente os equipamentos municipais de saúde realizam ações para aproximar e fortalecer o vínculo entre paciente e profissional, onde um elo é formado durante a permanência no local.  “Ele acordou e logo nos falou que hoje era aniversário de casamento. Não é comum o paciente prestar homenagem para a visitante, geralmente é o contrário. Ele estava todo contente pedindo ajuda para comprar flores e chocolate para ela. Nos sensibilizamos e organizamos tudo com muito carinho” explicou a coordenadora de enfermagem da Clínica Médica, Juliane Gentili Cherit.