Paciente recebe visita de cachorro de estimação no CHM de Santo André

Publicado em: 23/04/2021

Equipe abriu exceção ao saber da saudade que o paciente sentia do amigo de quatro patas

 

Visita de Theo, o animal doméstico da família, trouxe alívio a João Sanches, 63 anos, em tratamento contra neuplasia pulmonar – Foto: Angelo Baima/PSA

Internado no Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, o paciente João Sanches, de 63 anos, recebeu dia 22 de abril a visita de seu cachorro de estimação, o Theo. Um alívio para o coração, em meio ao tratamento de neoplasia pulmonar com metástase. Theo faz parte da família há três anos, tempo suficiente para ser o “amor da vida” de João. “É amor demais. Ele é o amor da minha vida. Só isso que eu tenho a dizer”, disse o paciente.

Após o diagnóstico e a impossibilidade de alta de João, a equipe de humanização da unidade decidiu liberar a visita de Theo, de acordo com todos os protocolos sanitários exigidos durante a pandemia.

“Conseguimos articular esta visita que é muito importante, até em questão de tratamento, porque melhora o ânimo e tranquiliza o paciente. Ele chorou ao pedir para se despedir do animal de estimação. Além de encher toda a equipe de esperança e gratidão”, afirmou a médica paliativista, Dra. Letícia Sousa Teixeira Cordeiro.

O paciente, internado desde o dia 5 de abril com neoplasia pulmonar metastática, foi submetido a cuidados paliativos, sem condições de alta. João chamava diariamente pelo Theo, porém devido às complicações da doença não era possível que fosse retirado do suporte de oxigênio. Desta forma, foi solicitado à diretoria do CHM a liberação da visita do animal no hospital.

“Ele chorava de saudade do Theo. Tenho certeza que esse encontro fez muito bem para ele, até ajudar no tratamento. Me senti emocionada e muito grata por terem liberado, porque era tudo o que ele queria. Estou em paz. Ele ficou muito feliz. O que eu puder fazer para vê-lo feliz, eu vou fazer”, afirmou Silmara de Queiroz Sanches, esposa de João.

A ação foi integrada pela equipe de cuidados paliativos, diretoria, equipe médica, enfermagem, psicologia e serviço social do CHM.

Estudos apontam que a interação entre cães e pacientes tem efeito calmante e antidepressivo, além da redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral. O CHM iniciou em junho de 2019 as atividades de Pet Terapia em sua unidade pediátrica, mas a ação está temporariamente suspensa devido à pandemia.