Pacientes com doenças pulmonares cantam como forma de reabilitação

Publicado em: 20/12/2019

Iniciativa da Medicina ABC possibilita treinamento muscular e aeróbico, melhorando qualidade de vida de integrantes do projeto

A disciplina de Pneumologia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizou em 11 de dezembro a apresentação do coral ‘SuperARção’, projeto criado em 2012 na FMABC com pacientes do setor de Reabilitação Pulmonar que sofrem de doenças crônicas ou avançadas. Na plateia, cerca de 40 pessoas, entre amigos, familiares e funcionários da FMABC, aplaudiram de pé os pacientes.

“Quando estou cantando, nem me lembro que tenho falta de ar. É muito bacana”, conta Maria Alice Monteiro, de 73 anos, que há 11 recebeu o diagnóstico de tuberculose e há pouco mais de 4 teve a confirmação de um enfisema pulmonar.

Durante o evento, que ocorreu no Anfiteatro David Uip, no próprio campus universitário, os 35 integrantes do projeto cantaram três músicas, durante aproximadamente 10 minutos. “A ideia do coral é proporcionar uma atividade diferente, que ajude na melhora da saúde e até na autoestima dos pacientes”, explica o Dr. Elie Fiss, professor titular de Pneumologia e idealizador da iniciativa. “Cantar requer fôlego e exercício de musculatura. É uma ótima alternativa”, completa.

O grupo que integra o coral se reúne semanalmente, dois meses antes da apresentação final, para ensaiar as canções. O evento foi aberto ao público e gratuito.