Pacientes com falta de ar jogam futebol em “pebolim humano”

Publicado em: 23/12/2015

O setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC organizou na manhã de 16 de dezembro confraternização de final de ano para cerca de 50 pacientes em tratamento. Apresentação de coral, retrospectiva fotográfica das atividades de 2015 e café da manhã especialmente oferecido para a data estiveram na programação. Mas a grande novidade foi a inauguração do “pebolim humano”. Como todos os usuários do serviço sofrem de falta de ar, jogar futebol, aparentemente, seria impossível. Entretanto, a iniciativa inédita da FMABC quebrou esse paradigma, proporcionando momentos de descontração, harmonia e de integração entre pacientes, familiares e equipe assistencial.

A maioria dos usuários atendidos no setor tem mais de 50 anos e apresenta muito cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar em decorrência de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma e outras patologias pulmonares. “Com o trabalho contínuo de reabilitação, percebemos melhora de até 30% da força muscular, na qualidade de vida e independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor, praticam exercícios e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade”, garante a fisioterapeuta responsável pela Reabilitação Pulmonar da FMABC, Selma Denis Squassoni.

A partida inaugural do pebolim humano teve duração de 10 minutos, com nove pacientes de cada lado e intervalos para respiração. O modelo do jogo segue as mesmas regras do pebolim de mesa. Os participantes são divididos pelas regiões da quadra – gol, defesa, meio de campo e ataque – e não podem soltar as mãos de barras instaladas ao longo do campo de jogo, que limitam a movimentação somente para os lados.

Na disputa entre as equipes verde e laranja, o placar final foi 1×0 para o time verde. O gol da vitória foi marcado pelo paciente-artilheiro de 76 anos, Antonio Moreira da Silva – mais conhecido como Pixoxó –, que há 4 anos frequenta a Reabilitação Pulmonar em decorrência de enfisema. “O jogo foi muito legal. Todos nós sentimos falta de ar e ninguém tem malícia para jogar. Foi muito bom participar e ainda poder fazer o gol e ser o artilheiro”, garantiu o paciente, que contou com a torcida da esposa, do filho e da nora, respectivamente Marina Aparecida da Silva, Daniel Moreira da Silva e Ana Paula Teixeira.

Quando a responsável pela Reabilitação Pulmonar, Selma Squassoni, apitou o final do jogo, alguns pacientes reclamaram, pois queriam continuar, enquanto outros nem sequer escutaram e permaneceram envolvidos na partida, tamanha a concentração.

SUGESTÃO ATENDIDA

A ideia do pebolim humano partiu do paciente Antonio Carlos Pezente, que há cerca de um ano tomou conhecimento do esporte pela internet e compartilhou o vídeo no grupo da Reabilitação Pulmonar no Facebook. A sugestão foi muito bem recebida e, desde então, a equipe assistencial passou a trabalhar para viabilizar a partida.

“Conseguimos autorização da Diretoria para desenvolver o projeto e acionamos o setor de manutenção, para que pudéssemos montar a quadra com as barras. Foi uma iniciativa bastante trabalhosa, que envolveu várias placas de madeira, portinholas para acesso dos pacientes, abertura para os gols e diversos outros detalhes, que conseguimos viabilizar graças à boa vontade e ao apoio dos funcionários da faculdade”, reconhece Selma Squassoni.

A partir de 2016, o pebolim humano integrará o programa SuperAção da Reabilitação Pulmonar, cujo objetivo é promover a reinserção social dos pacientes. Entre as atividades já em andamento constam palestras educativas, aulas de dança, grupo de coral, pilates, oficinas de artesanato com materiais recicláveis, viagens terapêuticas com aulas de surf no Guarujá e até mesmo aulas de tênis.

“O pebolim humano foi um grande sucesso. Conseguimos colocar em prática a sugestão dos próprios pacientes, aumentando a variedade de atividades propostas, melhorando a integração e reforçando conceitos de autonomia e de qualidade de vida. A partir da iniciativa, fortalecemos a ideia de que os pacientes podem e devem conviver em sociedade normalmente, sem deixar de realizar atividades cotidianas por conta da falta de ar e dos problemas pulmonares”, explica o professor titular de Pneumologia da FMABC, Dr. Elie Fiss, que adianta: “Para 2016 pretendemos dividir os pacientes em times e organizar um grande campeonato de pebolim humano”.

CORAL DE PACIENTES

Após a partida de pebolim humano, a festa de fim de ano dos pacientes da Reabilitação Pulmonar teve sequência no anfiteatro Dr. David Uip. Os convidados assistiram à retrospectiva de 2015, com fotos das diversas ações realizadas ao longo do ano, entre as quais viagem terapêutica com aula de surf no Guarujá, Festa Junina, palestras sobre medicamentos, psicologia e nutrição, além atividades em grupos de artesanato, yoga e pilates.

O ponto alto foi a apresentação do coral de aproximadamente 50 pacientes, que executou a canção “Como uma onda”, de Lulu Santos. Os ensaios e a coordenação musical estiveram sob responsabilidade da terapeuta ocupacional Juliana Oliveira.

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Inaugurada em 2001 pela disciplina de Pneumologia, a Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC realiza cerca de 1.000 atendimentos mensais – a grande maioria via Sistema Único de Saúde (SUS). O local é destinado principalmente a adultos e idosos portadores de doenças pulmonares. “Temos pacientes que chegam em cadeira de rodas e depois de alguns meses de tratamento passam a vir sozinhos e andando”, cita Dr. Elie Fiss.

Os atendimentos na FMABC ocorrem de segunda a sexta-feira no período da manhã, em sessões de exercícios que duram uma hora. Os grupos frequentam o espaço duas ou três vezes por semana – segundo a necessidade – e têm atividades em bicicleta ergométrica, de alongamento e reeducação postural, para fortalecimento de membros superiores e inferiores, assim como palestras educativas.

fim_de_ano_reab_pulmonar_04

O paciente-artilheiro Antonio Moreira da Silva com o Dr. Elie Fiss e Marina Aparecida da Silva

fim_de_ano_reab_pulmonar_03

Daniel Moreira da Silva, Antonio Moreira da Silva, Marina Aparecida da Silva e Ana Paula Teixeira