Pacientes internados no Hospital Anchieta receberão visitas de seus pets de estimação

Publicado em: 24/03/2023

Após sucesso da Pet Terapia com a ONG Alquimia do Amor, unidade em São Bernardo desenvolve protocolo para viabilizar visita de cães e gatos de estimação

 

O Hospital Anchieta, em São Bernardo do Campo, está em fase final de elaboração de um protocolo clínico para viabilizar a visita de cães e gatos de estimação dos pacientes internados. A ideia do projeto ampliará o trabalho bem-sucedido da ONG Alquimia do Amor, que desde o ano passado realiza visitas mensais à unidade de saúde, trazendo alegria ao ambiente hospitalar por meio da Pet Terapia. A interação com os animais do programa promove o relaxamento dos pacientes por meio da liberação de hormônios de bem-estar, entre outros benefícios.

“O animal de estimação está cada vez mais inserido na rotina familiar, considerado como um membro da família. O paciente internado sente falta de seu parceiro e vice-versa”, garante a diretora técnica do Hospital Anchieta, Dra. Mônica Carneiro.

O Hospital Anchieta tem como vocação a Oncologia, dedicado a cuidados mais complexos. Trata-se de um ambiente desafiador para os funcionários, que se envolvem na intensa rotina assistencial, e também para os pacientes, muitas vezes fragilizados diante da luta contra o câncer. “A Pet Terapia tem impactado positivamente essas duas frentes. Tem feito muito bem às equipes multidisciplinares e também aos pacientes. Quando os animais estão nos leitos dos pacientes, instantaneamente, o ambiente torna-se mais leve, mais acolhedor e cheio de sorrisos. É algo tão positivo que decidimos aprimorar, a partir das visitas dos pets de estimação dos próprios doentes internados”, completa Dra. Mônica.

O protocolo em desenvolvimento prevê duas opções de visita. A primeira ocorrerá em um jardim interno do Hospital, onde os pacientes poderão receber seus pets e passar tempo de qualidade com eles. A segunda linha de trabalho é voltada aos pacientes que não têm condições para deslocamento até o jardim e aos casos de terminalidade, quando as visitas dos animais serão à beira do leito. Nos dois casos, alguns cuidados básicos deverão ser observados obrigatoriamente, entre os quais a carteira de vacinação dos pets, vermifugação e higienização prévia à entrada na unidade hospitalar.

HUMANIZAÇÃO EM ONCOLOGIA

O Hospital Anchieta é vocacionado ao atendimento de pacientes com câncer. Conta com Ambulatório de Oncologia, Quimioterapia e Radioterapia, além de internação nas áreas de Clínica Médica e Oncologia. Ao todos são 54 leitos de Enfermaria e 19 de Terapia Intensiva (UTI).

Além do trabalho de Pet Terapia realizado pela ONG Alquimia do Amor, a unidade conta com outras iniciativas de humanização, entre as quais o trabalho da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC). Treinadas para trabalhar a humanização em saúde, as voluntárias buscam minimizar a dor dos pacientes e promover situações que tornem o ambiente hospitalar mais acolhedor, além de oferecer atenção personalizada, de acordo com as características, carências e necessidades de cada indivíduo.

Outra iniciativa em andamento é o projeto “Engraxados – Manutenção do Riso”, comandado pela palhaça Curtiça. Semanalmente, a voluntária visita praticamente todas as alas do Anchieta, interagindo com pacientes, acompanhantes e funcionários. São mais de 800 atendimentos mensais, arrancando sorrisos, promovendo a troca de vivências, a empatia e a alegria.