Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Capacitação contou com mais de 100 profissionais das UBSs de Santo André (foto: divulgação/FMABC)
O Centro Universitário FMABC organizou em 2 de abril um treinamento especial sobre a doença de Parkinson para mais de 100 profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município de Santo André. A aula faz parte de uma série de atividades programadas para o mês de abril, período definido pelo Ministério da Saúde para conscientização sobre o tema.
O treinamento foi liderado pela neurologista e coordenadora do Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Centro Universitário FMABC, Dra. Margarete de Jesus Carvalho, e destinado tanto a médicos como a profissionais das equipes multidisciplinares das unidades de atenção primária, destacando a importância de uma abordagem em várias frentes para permitir o diagnóstico e o tratamento adequado.
A FMABC conta com ambulatório especializado na doença de Parkinson há mais de 18 anos. Estima-se que o serviço conte atualmente com cerca de 250 pacientes, que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde da região. Por conta disso, a integração entre os especialistas do ambulatório e os profissionais da atenção primária é considerada fundamental.
Durante a aula foi explicado o histórico da doença de Parkinson e os principais sinais que os profissionais que atuam no sistema de saúde devem notar para aumentar as chances de um diagnóstico nas fases iniciais do distúrbio.
Existem quatro sintomas considerados principais para identificar a doença, incluindo tremor em repouso, rigidez muscular, instabilidade postural e a bradicinesia (lentificação dos movimentos). Um paciente que apresenta bradicinesia e mais um desses três sinais tem alta probabilidade de doença de Parkinson.
A palestra também focou nos possíveis diferenciais de parkinsonismo, como os traumas em repetição na cabeça, algo típico em lutadores. A médica também explicou alguns efeitos que a doença pode causar na vida dos pacientes, como a dificuldade para dormir, falar e engolir alimentos.
Apesar das dificuldades trazidas pela doença, Dra. Margarete explicou que, com o tratamento adequado, é possível ter um bom nível de qualidade de vida. “Nosso ambulatório tem uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. É uma abordagem multidisciplinar, que combinada com o tratamento medicamentoso, permite que o paciente se mantenha ativo e tenha uma boa qualidade de vida”, explica.
Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Desde a sua implantação, mais de 6.500 pacientes já utilizaram do Serviço de Atenção Domiciliar (foto: Omar Matsumoto/PMSBC)
Criado para propiciar atendimento humanizado, integral e equitativo no domicílio, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de São Bernardo completou 15 anos em 30 de março. A iniciativa funciona em parceria com a Fundação do ABC e, desde a sua implantação, mais de 6.500 pacientes já utilizaram deste recurso, que garante a continuidade do tratamento hospitalar em casa e ao mesmo tempo contribui para a otimização do uso dos leitos hospitalares municipais.
Atualmente, 320 pacientes estão sob os cuidados da equipe multiprofissional do SAD, número que, de acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, representa mais um hospital da rede municipal. “Na prática, contabilizamos como se fossem mais 320 leitos, com o mesmo cuidado e segurança ao paciente, e com um diferencial, sendo tratados no âmbito domiciliar, com o carinho da família e dos amigos, o que confere inúmeros benefícios tanto da parte física como emocional”, destacou.
Para a paciente Luiza de Aquino de Oliveira, que recebeu tratamento do SAD após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje está de alta do serviço, o carinho não apenas com ela, mas com toda a sua família foi fundamental em seu processo de recuperação. “Toda a equipe foi muito cuidadosa comigo, mas eles não cuidavam só de mim, eles cuidavam do meu marido, tiravam as dúvidas da minha irmã. O amor que essas pessoas têm pelo seu trabalho e pelos pacientes é maravilhoso”, destacou.
Gerente do Serviço de Atenção Domiciliar há cinco anos, a enfermeira Kelly Bianchini explica que as equipes realizam as visitas de acordo com os protocolos assistenciais definidos para realizar os procedimentos que o paciente necessita, realizando, também, o treinamento do cuidador, atividade de vital importância para a segurança do paciente no domicílio, dentre outros parâmetros. “O SAD está em constante treinamento para ofertar o que há de melhor em assistência domiciliar. Destaco, nestes 15 anos de trajetória, todo o comprometimento da equipe multiprofissional com o trabalho e com a prestação de um serviço de excelência, visando a integralidade do cuidado da família”, declarou.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Recentemente, o serviço recebeu destaque internacional com o primeiro lugar no 1º Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD). A experiência exitosa do Serviço de Atenção Domiciliar ofertado pelo município foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificada. O prêmio máximo foi conferido ao trabalho após análise de cinco eixos propostos e apresentados no SinAD, com o tema: “Construção do Instrumento de Classificação Única Multiprofissional (ICUM) como direcionador do Plano Terapêutico Singular”, que evidenciou o paciente centrado no cuidado e as ações de implementação que auxiliam a migração do nível de atenção (Atenção Domiciliar – AD 3 à AD1) com intuito de melhor prognóstico; promoção da alta segura e qualificada entre os Serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal.
SOBRE O SAD
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) visa reduzir a demanda por atendimento hospitalar e (ou) o período de internação, humanizar a atenção no cuidado ao paciente, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários. Trata-se de um serviço que contempla ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação, todas prestadas em domicílio e por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD). A EMAP integra a rede de atenção à saúde e compõe o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência (DAHUE).
Postado por Maíra Oliveira em 05/abr/2024 -
Completamente repaginado, com nova ambiência e colaboradores motivados, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá respira novos ares. Após amplo processo de melhorias iniciado em janeiro de 2023, a unidade atualmente enumera avanços administrativos e assistenciais e faz projeções otimistas para o futuro, como a reforma do centro cirúrgico e a busca por selos de acreditação em Saúde. Diversas revitalizações ainda estão em curso e devem ser concluídas ao longo dos próximos meses, como a reforma da recepção, do refeitório dos colaboradores e a instalação de aparelhos de ar-condicionado.
A unidade recebeu nova fachada, pintura externa e interna; novo piso com manta vinílica nos dois andares; divisão de alas assistenciais por cores; aparelhos televisores com sistema de chamado para consultas, inclusive com foto dos pacientes; reforma da Central de Material e Esterilização; nova sinalização com placas aéreas; aviso sonoro para chamados aos pacientes; portas de vidro para divisão de ambientes e reparos na iluminação, com uso de lâmpadas LED de menor consumo energético.
Também estão à disposição novos equipamentos para exames de endoscopia, recebidos via Secretaria de Estado da Saúde, além de duas salas completas para atendimento oftalmológico e dois novos carrinhos de anestesia. As duas últimas aquisições foram doações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A verba destinada pela Fundação do ABC para a reestruturação da unidade foi de R$ 850 mil, sendo que R$ 630 mil já foram utilizados nas intervenções. “Neste processo, os funcionários entenderam que seriam os atores dessas mudanças. Houve um senso de responsabilidade coletiva e a descentralização de tarefas. Demos as diretrizes e eles abraçaram os novos processos. Hoje integram todos os avanços, inclusive com a sugestão de melhorias e canal aberto com a Diretoria”, disse o gerente médico da unidade, Rodrigo Toledo Mota.
ASSISTÊNCIA
A reorganização assistencial teve início pelo acolhimento do paciente na recepção até a finalização do atendimento médico, passando pela coleta e realização de exames até chegar às orientações para eventual encaminhamento à rede ou retorno à unidade. Todo o processo é realizado com uso de uma comunicação mais eficaz, empática e humanizada. A sinalização por cores nos setores também trouxe mais fluidez e organização aos atendimentos. Já os colaboradores passaram por diversos treinamentos e foram peças fundamentais para potencializar as melhorias.
A área de Qualidade do AME Mauá, também reformulada, contabiliza indicadores assistenciais que confirmam as transformações no atendimento desde o início de 2023. O mais impactante foi a queda na taxa de absenteísmo (quando o paciente não comparece ao atendimento), que caiu de 25% para 19% entre janeiro e dezembro de 2023 apenas no município de Mauá. A redução foi fruto de um trabalho de matriciamento conduzido pelo setor de Qualidade da unidade junto à Atenção Básica e Regulação Municipal. Atualmente, metade de todos os atendimentos da unidade é realizado a moradores de Mauá.
Diretora-geral da unidade, Adlin Savino Veduato destaca a importância de elevar o padrão de qualidade do atendimento ambulatorial à população da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Nossos esforços, da Diretoria e de todos os colaboradores, estabeleceram uma rotina de assistência mais resolutiva e com foco em alta performance, amparada no cumprimento de metas contratuais e no equilíbrio financeiro. Essa combinação é fundamental para que possamos seguir investindo em avanços de forma sustentável e estratégica”, detalha a diretora.
PÚBLICO INTERNO
A gestão estratégica de recursos humanos e financeiros possibilita progressos que são observados, gradativamente, na rotina do dia a dia. O gerente administrativo da unidade, Dagoberto Gomes de Moura, cita uma ocasião em que foi possível identificar o resultado da sinergia dos novos processos, tendo como motor a confiança e o empenho de todas as equipes. “Não é uma melhora apenas estética. É de mudança de cultura e de conceito de atendimento. Aproveitamos os talentos internos, remanejamos alguns postos de trabalho e fizemos poucos desligamentos. Com algumas mudanças e processos mais bem estabelecidos, por exemplo, teve um dia que atendemos mil pacientes. Era um dia de mutirão, atípico, mas tudo transcorreu de forma controlada e monitorada. Nos reunimos frequentemente com os colaboradores e colocamos todos a par do que estamos fazendo e aonde queremos chegar”, explica o gestor.
Os mais de 70 funcionários da unidade têm sido envolvidos em toda a reestruturação, que passa essencialmente pela aproximação da equipe operacional da Diretoria. Funcionário da unidade desde 2012, Leandro Ramalheira Silva, coordenador da área de Tecnologia da Informação (T.I.), detalha como enxergou o processo. “Acompanhamos muitas mudanças na estrutura física e tecnológica da unidade. Foram iniciativas muito benéficas para os pacientes, que hoje se sentem mais confortáveis no AME Mauá. A nova Diretoria também possibilitou o desenvolvimento de algumas ferramentas pela nossa área, como um painel de metas em tempo real que auxilia os gestores na tomada de decisões. Quando a Diretoria olha para nós, nos sentimos gratos pelas mudanças”.
NOVOS OBJETIVOS
A unidade planeja, futuramente, ampliar a gama de oferta de exames com a criação de um Centro de Imagem, a partir da chegada de aparelhos de mamografia, densitometria e radiografia. O espaço, inclusive, já foi definido e as intervenções dependem de novas pactuações com a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, planeja-se: implantar um projeto de autoatendimento com a instalação de tablets na recepção, iniciativa que contará com auxílio de um jovem aprendiz para orientação aos usuários; reforma e ampliação do centro cirúrgico, que já conta com projeto arquitetônico por empresa especializada em ambientes hospitalares; e a implantação do regime de hospital-dia, assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial. “Nossa ideia para o futuro é, a partir de agora, nos prepararmos para conquistar acreditações em Saúde. O caminho é longo, mas estamos na direção certa”, planeja Moura.
Atualmente o AME Mauá realiza, por ano, cerca de 54 mil consultas e atendimentos, 99 mil exames e procedimentos e 3,3 mil pequenas cirurgias. São atendidas 17 especialidades. A estrutura comporta 11 consultórios médicos e 4 não médicos, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 12 salas de exames de métodos diagnósticos, centro cirúrgico, posto de enfermagem, Central de Material e Esterilização, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), entre outros espaços.
Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Estudantes do Centro Acadêmico de Fisioterapia entregaram ovos de Páscoa para as crianças da Reabilitação do HEMC
Em uma iniciativa de solidariedade, o Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFIS) do Centro Universitário FMABC promoveu a celebração da Páscoa para crianças no setor de Reabilitação do Hospital Estadual Mário Covas. Sob a liderança de Rafaella Idelfonso, presidente do CAFIS, e com o apoio de toda a Diretoria, o evento ocorreu no último sábado (01/04) e contou com a distribuição de ovos de Páscoa para aproximadamente 60 crianças.
A atividade foi supervisionada por Marina Ortega Golin, docente do curso de Fisioterapia, na área de Neurologia Infantil, garantindo uma interação segura e divertida entre os alunos voluntários e as crianças atendidas pelo hospital. Este gesto de generosidade proporcionou momentos de alegria e descontração, trazendo um pouco do espírito festivo da Páscoa para o ambiente hospitalar.
Este evento não apenas proporcionou às crianças uma Páscoa mais feliz, mas também ofereceu aos estudantes de Fisioterapia a oportunidade de praticar a empatia e o cuidado, valores fundamentais na formação de futuros profissionais da saúde. A iniciativa reflete o compromisso do CAFIS e do Centro Universitário FMABC com a responsabilidade social e a importância de atuar de maneira positiva na comunidade.
Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -
O médico cardiologista Dr. Caio Cesar Ferreira Fernandes acaba de receber convite para integrar a Iniciativa de Assistência à Saúde Baseada em Valor (VBHC, na sigla em inglês), uma importante colaboração global liderada pelo Colégio Americano de Cardiologia (ACC). A nomeação, anunciada nesta semana pelo Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, presidente da Assembleia de Governadores Internacionais do ACC, destaca a contribuição significativa que Fernandes trará para o projeto.
A iniciativa VBHC tem como foco o desenvolvimento de modelos de pagamento que incentivem a melhoria da qualidade do atendimento ao paciente, ao mesmo tempo em que buscam reduzir os custos em saúde, uma prioridade dada ao envelhecimento populacional e ao aumento dos gastos em todo o mundo.
Dr. Caio Fernandes é formado pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), onde também concluiu residência em Clínica Médica. Na Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo fez especializações em Cardiologia, com subespecialização em Coronariopatias Agudas, e em Terapia Intensiva, com área de atuação em Terapia Crítica Cardiológica e Medicina Perioperatória. Atualmente é diretor da Unidade Crítica de Coronariopatias Agudas do Centro Universitário FMABC e da Unidade Crítica de Urgência e Emergência do Hospital Estadual Mário Covas, além de consultor técnico do Núcleo Estratégico de Governança da Fundação do ABC.
“A iniciativa de Value-Based Healthcare (VBHC) representa uma evolução natural na forma como encaramos a assistência em saúde na Fundação do ABC e no Centro Universitário FMABC, alinhando-se perfeitamente à nossa missão de fazer mais e melhor com os recursos que temos”, destaca Dr. Caio Cesar Ferreira Fernandes. O médico completa: “Essa iniciativa, como ilustrado em um projeto piloto de tratamento integrado do Infarto Agudo do Miocárdio na região do Grande ABC, não é apenas sobre a melhoria dos cuidados ao paciente, mas é fundamentalmente sobre aprimorar nossa capacidade de entregar valor real e percebido, tanto na educação quanto na prática clínica. Isso significa uma transformação na maneira como formamos nossos estudantes e profissionais, baseando nossa prática em evidências e na eficiência”.
Dr. Caio Fernandes acrescenta: “Ao integrar os princípios do VBHC em nossas operações, estamos essencialmente fortalecendo o vínculo entre a teoria e a prática. Isso nos permite não só elevar o padrão de cuidados que oferecemos, mas também aprimorar a qualidade da educação que proporcionamos, preparando os profissionais de saúde para serem agentes de mudança no sistema. Afinal, é pela melhoria contínua e pela inovação que podemos garantir um futuro mais sustentável e eficaz para a assistência em saúde, refletindo diretamente na qualidade do serviço que entregamos à comunidade”.
O mandato do médico brasileiro terá início em 6 de abril de 2024 e ele integrará um grupo de trabalho com duração de dois anos. Como parte de sua participação, obrigatoriamente deverá assinar uma declaração de divulgação anual, reforçando o compromisso do Colégio Americano de Cardiologia com a transparência e a ética em suas iniciativas.
A expectativa é de que sua experiência contribua significativamente para o avanço da assistência à saúde baseada em valor, não apenas nos Estados Unidos, mas em um contexto global.
ASSISTÊNCIA BASEADA EM VALOR
Iniciativas de cuidados baseados em valor e modelos de pagamento alternativos são abordagens inovadoras no setor de saúde focadas em melhorar a qualidade do atendimento ao paciente enquanto controlam ou reduzem os custos associados. Diferentemente do modelo tradicional de pagamento por serviço, que remunera os profissionais de saúde com base na quantidade de procedimentos ou testes realizados, os cuidados baseados em valor priorizam os resultados de saúde dos pacientes, incentivando os provedores a oferecerem tratamentos eficazes, eficientes e centrados nas necessidades individuais. Essa abordagem busca alcançar uma assistência mais acessível e de maior qualidade, enfatizando a prevenção de doenças e a gestão eficaz de condições crônicas, visando a melhoria contínua da saúde da população.
Os modelos de pagamento alternativos complementam essa visão ao introduzir estruturas de remuneração que premiam o desempenho baseado em critérios de qualidade e eficiência, em vez de simplesmente pagar por volume de serviços. Isso inclui sistemas de bonificação por atingir metas de saúde específicas para os pacientes ou arranjos de compartilhamento de riscos que responsabilizam os prestadores pelos custos e pela qualidade do cuidado oferecido. Essas estratégias visam criar um sistema de saúde mais sustentável e centrado no paciente, estimulando inovações nos cuidados e na gestão da saúde que beneficiam tanto os indivíduos quanto a sociedade como um todo.
Postado por Akira Suzuki em 04/abr/2024 -
O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário de São Paulo (CHSP) deu início neste ano a uma nova estratégia de capacitação e empoderamento para seus líderes. A unidade de saúde do Governo do Estado, gerenciada em parceria com a Fundação do ABC, busca a partir desta iniciativa transformar gestores em agentes de mudança, fortalecendo o senso de pertencimento, impulsionando o engajamento e fornecendo ferramentas necessárias para a resolução eficaz dos desafios diários.
O objetivo central é a capacitação das lideranças para tomadas de decisões assertivas e para que assumam suas responsabilidades com confiança e determinação. Os treinamentos, realizados semanalmente, são estruturados em torno de temas trimestrais, a fim de proporcionar uma formação abrangente e contínua. O primeiro desses treinamentos focou na aplicação do Design Thinking, metodologia que promove o pensamento estruturado e a busca por soluções criativas.
Na condução dos trabalhos destacam-se Ingrid Salvador, Coordenadora de Recursos Humanos, e Paula Barrio, Psicóloga Clínica Organizacional. O diretor-geral do CHSP, Rogério Bigas, ressalta que o resultado dos esforços já é notável, observando-se uma equipe de líderes mais confiante, motivada e apta a enfrentar os desafios do cotidiano no ambiente hospitalar.
Postado por Akira Suzuki em 03/abr/2024 -

A Farmácia Veterinária Municipal oferta medicamentos gratuitos para os animais de estimação dos munícipes de São Caetano (foto: Eric Romero/PMSCS)
São Caetano do Sul acaba de ganhar a primeira Escola de Saúde e Bem-Estar Animal do Brasil e a primeira Farmácia Veterinária Municipal do ABC. Desenvolvido em parceria com a Fundação do ABC, o trabalho funciona em imóvel de quase 500 m², que conta com a farmácia veterinária, espaço para as aulas práticas de banho e tosa, área de capacitação e treinamento, além da Subsecretaria de Saúde e Bem-Estar Animal e os serviços da Pasta, como a emissão de RG Animal e o Canal de Denúncias.
A entrega dos espaços ocorreu em 28 de março, com presenças do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, da secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone, e da subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.
“Cumprimos mais uma etapa do compromisso assumido em julho de 2022, quando construímos uma linha de proteção e bem-estar animal. Temos mais este avanço com a farmácia pet e o grande diferencial, que é a Escola de Saúde e Bem-Estar Animal atendendo não apenas às políticas públicas de saúde animal, mas também à geração de emprego e renda”, afirmou Auricchio.
“Com esta nova unidade vamos compor um programa completo de saúde e bem-estar animal, formado pela Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), o Hospital Veterinário e os serviços de formação e distribuição de medicamentos, aos que se encaixarem nos critérios. A entrega deste equipamento completa um ciclo de grande avanço na saúde animal. Construímos um sistema único de saúde animal no município”, destacou Dra. Regina Maura.
As inscrições para as primeiras turmas do curso de banho e tosa serão abertas em abril. As aulas serão presenciais, com início previsto para o dia 6 de maio, e oferecidas 50 vagas e mais 10 de suplentes. “O curso terá duração média de 4 meses, no qual o aluno aprenderá técnicas de banho em cães e gatos, corte de unhas, limpeza de orelhas, escovação de pelos, tosa higiênica e tosa geral”, explicou Alexandra.
A expectativa é de atender 1.000 alunos por ano (maiores de 18 anos e com Ensino Médio completo) nos programas de capacitação, além de oferecer cerca de 200 serviços de banho e tosas por mês, que serão aulas práticas do curso supervisionadas pelos professores.
A Farmácia Veterinária Municipal oferecerá ao tutor assistência básica, para continuidade do tratamento prescrito pelo médico veterinário da Ubasa ou Hospital Veterinário Universitário Municipal. Para ter acesso às medicações será necessário que o tutor esteja inscrito nos programas sociais do município. A cesta de medicamentos inclui as medicações básicas como antibióticos, analgésicos, anti-histamínicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, corticoides, oftalmológicos, otológicos, pomadas e protetor gástrico.
O espaço, localizado na Rua São Paulo, 2124, no Bairro Olímpico, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Postado por Akira Suzuki em 03/abr/2024 -

Kits foram doados pelas entidades beneficentes Mãos que Cuidam e Bonequeiras do ABC
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, equipamento do município de Mauá gerenciado pela Fundação do ABC, recebeu uma doação para alegrar a Páscoa das crianças internadas na ala pediátrica. Os kits, contendo caixas de bombons e coelhos de tecido, foram doados pelas equipes de voluntários dos projetos Mãos que Cuidam e Bonequeiras do ABC.
Ao todo, 28 kits foram entregues aos pequenos pacientes. Segundo Marcia Ferreira de Figueiredo, coordenadora e fundadora do projeto Bonequeiras do ABC, a iniciativa busca minimizar carências emocionais e espalhar amor neste período pascal. “Nosso desejo é que o sorriso esteja no coração de todos nessa Páscoa abençoada com amor e carinho”, declarou.
Já Patricia Marchini, idealizadora do projeto Mãos que Cuidam, falou sobre a satisfação de poder levar um pouco de alegria às crianças internadas em uma data tão especial. “Este nobre ato é um trabalho grandioso de nosso grupo de voluntários para o assistencialismo e humanização. Temos como principal missão levar o amor”, afirmou.
A entrega dos mimos ocorreu no dia 28 de março, com a presença de dirigentes do hospital: Rodrigo Brolo (gerente da Qualidade e Planejamento), Sabrina Martins (gerente administrativa), Juliana Antônio (coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente), Gabrielle Borges (enfermeira da Qualidade), Ricardo Fritiz (enfermeiro de Educação Permanente), Potira Ulbrich (gerente de Enfermagem), Cristiane Dornellas (analista da Qualidade e Segurança do Paciente) e Dra. Thais Santana (Clínica Médica).
Para a diretora-geral da unidade, Dra. Patrícia Veronesi, “esse é um momento de atenção, carinho e luz”. A dirigente acrescenta: “Um momento de levar aos pequenos pacientes internados no Hospital um pouco de alegria. Momento de reflexão de nossas atitudes e acolhimento dos familiares. A humanização também faz parte do tratamento”.
Postado por Maíra Oliveira em 28/mar/2024 -

Alex Cavanha/PSA
Realizado mensalmente, o curso para gestantes do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, é um momento de acolhimento e preparo das futuras mamães para o aguardado nascimento dos bebês, além de aproximar as famílias dos profissionais que irão assisti-las, da internação à alta. Durante três horas, são fornecidas orientações sobre os cuidados pré e pós-parto.
“Com a proximidade do nascimento do bebê, aumentam as dúvidas da gestante sobre o parto. Mitos e falta de informação podem gerar medo, em especial nas mamães de primeira gestação (primigestas). Nosso Hospital da Mulher é uma referência e o curso é uma forma de cuidar com mais carinho da nossa gente”, pontua o secretário de Saúde, Gilvan Júnior.
O curso é ministrado por equipe multidisciplinar e coloca obstetras, neonatologistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas e dentistas, entre outros profissionais, em contato com as gestantes e seus acompanhantes. “O principal objetivo é preparar a mulher e o acompanhante que ela escolher para uma experiência positiva, ativa e consciente da gestação e do parto”, detalha a diretora técnica do Hospital da Mulher, Ana Paula Ponceano.
EXPERIÊNCIA
Grávida do primeiro filho, a fotógrafa Raquel Alves participou da terceira edição deste ano do curso, realizada neste mês na Casa da Gestante, anexa ao Hospital da Mulher. “É uma experiência muito positiva e me tranquilizou”, relata ela, que faz o pré-natal na unidade de saúde do Jardim Ana Maria.
O analista Renato Vancini, acompanhante de Raquel e futuro papai, conta que eles estavam apreensivos, mas o curso serviu para amenizar a ansiedade e trazer mais segurança. “Nos sentimos acolhidos e foi bom saber que o hospital tem toda essa preocupação. As pessoas que falam são bem preparadas. Achei sensacional”, comentou.
As inscrições para o curso, que é gratuito, são feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, são 20 vagas oferecidas às gestantes e seus acompanhantes – outras dez são ofertadas internamente para mulheres em pré-natal de alto risco.
Como o Hospital da Mulher passa por obras de requalificação, dentro do programa Qualisaúde, a ação deixou de ocorrer no auditório e foi transferida para a Casa da Gestante. Após as reformas, a expectativa é receber novamente um número maior de participantes.
“No curso, os profissionais abordam temas como as mudanças da mulher no período gestacional, o papel do acompanhante, o parto e o pós-parto, a saúde mental na gestação, além de tratar das fases finais e mais desafiadoras vividas pelas mamães até o grande dia”, explica Maria Solidade Nantes, gerente de Enfermagem e Cuidados do Hospital da Mulher.
Após o curso, os participantes realizam uma visita guiada pelo hospital e recebem orientações detalhadas sobre todo o processo, que começa na recepção e passa por setores que podem fazer parte da rotina no dia do parto: internação; sala de observação do Pronto Atendimento; pré-parto; Centro de Parto; e Alojamento Conjunto. O cronograma de 2024 já conta com outras nove datas reservadas: 26 de abril; 24 de maio, 28 de junho; 26 de julho; 30 de agosto; 27 de setembro; 25 de outubro; 29 de novembro e 20 de dezembro.
MÃE ANDREENSE
O Hospital da Mulher conta, desde 2023, com o programa Mãe Andreense, que incentiva as gestantes a comparecerem regularmente às consultas de pré-natal na rede municipal de saúde de Santo André.
Todas as mulheres que fazem o parto na unidade hospitalar ganham o kit do programa, que conta com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador, troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade. O Mãe Andreense é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Social em parceria com a Secretaria de Saúde.